Publicado em: 30 de julho de 2022
Deus nos escolheu para ser o seu povo 

Para: sábado, 30 de julho de 2022
Texto:  Romanos 9.1-13  

“Eles são descendentes dos patriarcas; e, como ser humano, Cristo pertence à raça deles. Que Cristo, que é o Deus que governa todos, seja louvado para sempre! Amém!” (Rm 9.5) 

O apóstolo Paulo se angustia por causa de Israel, o povo que Deus havia escolhido para ser somente seu. Ele confessa: “sinto uma grande tristeza e uma dor sem fim no coração” (Rm 9.2). Ele fala isso porque o seu povo havia desprezado Jesus e a mensagem do evangelho.  

Paulo explica a importância deles: “Eles são o povo escolhido por Deus; ele os tornou seus filhos e repartiu a sua glória com eles. Deus fez suas alianças com eles e lhes deu a lei, a verdadeira maneira de adorar e as promessas. Eles são descendentes dos patriarcas; e, como ser humano, Cristo pertence à raça deles” (Rm 9.4-5).  

O povo de Israel – os judeus – endureceu seu coração e rejeitou o Senhor Jesus Cristo. Apesar disso, a promessa de Deus não falhou e Deus não é injusto, diz o apóstolo. Pois “nem todos os israelitas fazem parte do povo de Deus. Nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Deus” (Rm 9.6-7). Paulo argumenta que os verdadeiros filhos de Deus são os herdeiros da promessa. Aquele a quem Deus promete e dá a salvação é que se torna um filho de Deus.  

E Deus prometeu e ofereceu essa salvação a todos os povos também. Nós, cristãos, somos os filhos do Deus vivo agora. E isso tudo por causa do amor de Deus por todos. Não é por merecimento nosso. Pois não há nada em nós mesmos para que Deus se agrade de nós. Esse amor de Deus foi tão grande que ele enviou Jesus Cristo, do povo de Israel, para nos salvar, perdoar os pecados e levar para o céu.  

O Senhor, que em sua sabedoria nos chamou para ser o seu povo, nos preserve em seu caminho e na salvação eterna. “Que Cristo, que é o Deus que governa todos, seja louvado para sempre!” (Rm 9.5). Assim seja.  

Oremos: Bondoso Deus, tu és Deus amoroso e misericordioso. Obrigado por quereres salvar a todos os povos e todas as nações. Que mais pessoas te conheçam e sejam salvas. Mantém-nos na salvação em Jesus. Amém.