Publicado em: 27 de julho de 2022
Esqueceram de mim 

Para: quarta-feira, 27 de julho de 2022
Texto:  Isaías 49.8-15  

“Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Eu nunca esqueceria vocês.” (Is 49.15) 

Talvez você tenha visto um dos filmes “Esqueceram de mim”, em que a família vai viajar e um menino fica para trás, sozinho em casa. Fizeram três filmes dessa série. Mas esquecer familiares não é coisa só de filme. Já teve turista que esqueceu um familiar em posto de combustível. Será que algo assim é possível, a não ser por pura maldade? Pois é, “Esqueceram de Mim” chegou ao número três, mas essa série continua na vida real, com “Esqueceram de Mim 4”, “Esqueceram de Mim 5”, e assim por diante. 

 E uma mãe, será que ela pode esquecer o seu bebê? Essa é a pergunta que Deus faz no livro de Isaías. Acontece que o povo de Sião, o povo de Israel, dizia: “Deus nos abandonou, Deus nos esqueceu”. E Deus respondeu com a pergunta a respeito da mãe que amamenta o filho. Será que ela pode deixar de amar o seu próprio filho? 

Pode a mãe esquecer o filho? Poder até pode. Acontece ainda hoje. Acontecia nos tempos de Isaías também. As palavras de Isaías contam com essa possibilidade. “Mesmo que isso acontecesse”, diz o texto. Alguém já disse que é mais fácil uma mulher desfazer-se do bebê na hora do parto. Depois, quando a criança já começou a mamar no peito, as chances de um abandono são bem menores. Mas existem mães (e pais) que esquecem os filhos.  

Será que Deus esquece o seu povo? Deus responde: “Eu nunca esqueceria vocês!” (Is 49.15). E Deus vai um pouco além: “Nunca esquecerei você. Já perdoei as suas maldades e os seus pecados” (Is 44.21-22). Em Jesus Cristo, por meio do seu sacrifício na cruz, Deus esquece os nossos pecados. Mas ele não se esquece de nós. No que depender de Deus, nunca vai existir um “Esqueceram de mim 4”.  

Oremos: Ó Senhor, esquece os meus pecados e erros, e lembra da tua bondade e do teu amor, que tens mostrado desde os tempos antigos. Em nome de Jesus. Amém.