Publicado em: 20 de julho de 2022
Não dá para esquecer 

Para: quarta-feira, 20 de julho de 2022
Texto: Juízes 3.7-11  

“O povo de Israel esqueceu o Senhor, seu Deus. Pecou contra ele e adorou os deuses dos cananeus e os postes da deusa Aserá.” (Jz 3.7) 

Há muitos acontecimentos em nossas vidas que gostaríamos de esquecer. Tragédias, traições, mentiras, erros cometidos, perdas de amigos e familiares são fatos que nos marcam profundamente. Mas existem coisas boas que nós jamais deveríamos esquecer, como por exemplo, a data do nosso batismo. É o dia em que nos tornamos filhos de Deus. Essa data deve ser sempre lembrada e festejada. 

Fatos maravilhosos como esse, assim como tantos milagres espantosos descritos na Bíblia, nos fazem sempre lembrar de todo amor e cuidado de Deus com o seu povo. Por isso fica difícil entendermos que “o povo de Israel esqueceu o Senhor, seu Deus. Pecou contra ele e adorou os deuses dos cananeus e os postes da deusa Aserá” (Jz 3.7). Não foi um lapso de memória, mas eles deliberadamente decidiram virar as costas para Deus. Como puderam se esquecer do primeiro mandamento, o mais importante de todos, que eles sabiam tão bem? “Eu sou o Senhor, teu Deus, não terás outros deuses diante de mim.”  

Infelizmente ainda hoje muitos viram as costas para Deus. Não reconhecem as bênçãos que ele concede a cada dia. Não valorizam o sacrifício que ele realizou quando deu para a humanidade o que ele tinha de mais precioso: o seu filho Jesus Cristo que, com sua morte na cruz, nos reconciliou com Deus e nos deu o maravilhoso e imerecido presente do perdão de todos os pecados.  

Hoje, Dia do Amigo, não podemos nos esquecer de nossos amigos. Mas também não podemos nos esquecer do melhor amigo de todos: Jesus Cristo. Ele nos dá alegria em toda e qualquer situação. Ele nos lembra de que somos seus amigos para sempre. Tão grande amor como esse, não dá para esquecer.   

Oremos: Jesus, obrigado por nunca esqueceres de mim. Ajuda-me a viver de acordo com a tua vontade, e que todos os meus amigos também te conheçam e confessem a ti como único Senhor e Salvador. Amém.