Publicado em: 19 de julho de 2022
Buscando ajuda 

Para: terça-feira, 19 de julho de 2022
Texto: Romanos 8.26-30  

“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza.” (Rm 8.26) 

“O dia já está chegando ao fim, e parece que ainda nem começou”. Você provavelmente já disse essa frase ou pensou nisso quando tinha muitas coisas para fazer e não conseguiu dar conta. Mas não é só uma questão de organização do tempo. Quando nossa saúde não vai bem, o trabalho não rende. Gostaríamos de apertar o botão “pausar”, para ir com mais calma. Ou quem sabe o botão “recarregar”, para poder unir forças novamente, ou ainda um botão “turbo” para fazer um esforço extra. 

Muitas vezes nos sentimos sobrecarregados e fracos. Nesses casos, nada melhor do que pedirmos ajuda. Sim, reconhecer que precisamos de ajuda é fundamental para que pessoas em nossa volta possam nos ajudar.   

Mas também não podemos nos esquecer dos cuidados com a nossa alma. Ela precisa estar fortalecida e intimamente ligada a Deus. Às vezes nos sentindo fracos na fé, desorientados, caímos em tentações e temos a impressão de que estamos nos afastando de Deus. A Bíblia também nos lembra de que somos fracos, falhos, imperfeitos e pecadores. Por isso, reconhecer que precisamos de ajuda é fundamental para que possamos receber o socorro que vem de Jesus, o filho de Deus. Ele está sempre de braços abertos para nos acolher e perdoar, está sempre pronto para nos ouvir e, por meio da Bíblia, nos orienta e aconselha a vivermos uma vida agradável a ele. 

Temos ainda o privilégio de chamá-lo a qualquer momento, especialmente quando estamos fracos. Mesmo que não saibamos ao certo como orar, o Espírito Santo nos ajuda quando estamos em perigo e em aflições. Como disse o apóstolo Paulo, como é bom saber que “Deus vem nos ajudar em nossa fraqueza” (Rm 8.26). 

Oremos: Amado Pai celestial, eu te louvo e te agradeço porque me concedeste a tua graça e o teu perdão diante da minha fraqueza. Dá-me forças também em meu corpo, para amar e cuidar do meu próximo. Amém.