Publicado em: 16 de julho de 2022
Orar com o Espírito

Para: sábado, 16 de julho de 2022
Texto: Romanos 8.26-27  

“O Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza.” (Rm 8.26) 

A Palavra de Deus nos incentiva à prática da oração. Na Bíblia encontramos versículos como estes: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês” (1Pe 5.7); “Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão” (Sl 50.15); “E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai” (Jo 14.13). 

Olhando para a Palavra de Deus dizemos, junto com o reformador Martinho Lutero, que “a oração é o suor da alma”. É da vontade de Deus que os cristãos “orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões” (1Ts 5.17-18). 

O segundo mandamento nos recomenda não tomar o nome de Deus em vão, cumprindo esse mandamento, os filhos de Deus sempre irão invocar o nome de Deus para coisas que agradam a ele, ou seja, para orar, louvar e agradecer. Pela oração, Deus nos chama a uma comunhão íntima, revelando que ele é “nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição” (Sl 46.1). 

Jesus ensinou aos discípulos: “Orem assim: ‘Pai nosso, que estás no céu” (Mt 6.9). Quando experimentamos o poder da oração, percebemos que até mesmo o ato de orar não é uma ação nossa, mas, sim, do Espírito Santo em nós. Nossa natureza sempre buscará resistir à oração, afinal de contas, orar é se colocar nas mãos de Deus, esvaziando-se das vaidades e pecados pessoais. Oração é suor, é luta! Por isso o apóstolo Paulo escreveu: “O Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza” (Rm 8.26), a fim de orarmos conforme a vontade de Deus. O resultado disso será o fortalecimento da nossa fé, pois aprenderemos a confiar plenamente na ação de Deus em nosso favor. Ele, sim, sabe o que é melhor para nós. 

Oremos: Ó Deus Espírito Santo, ajuda-nos a orar conforme os planos e a vontade de Deus, confiando que ele fará o melhor para nós. Amém.