Publicado em: 03 de julho de 2022
O modelo a ser seguido 

Para: domingo, 03 de julho de 2022
Texto: Mateus 11.25-30  

“Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” (Mt 11.29)  

Certamente, muitos homens e mulheres são inspiração para a humanidade. Por exemplo, o pastor protestante Martin Luther King Junior que, no ano de 1963, proferiu um discurso que se tornou histórico: “Eu tenho um sonho”, desejando mais paz e respeito entre as pessoas. Infelizmente ele foi assassinado em 1968, por lutar pela igualdade entre as raças. Outro exemplo é o da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que, no ano de 2012, sofreu um atentado de autoria do talibã por lutar pela educação das mulheres do seu país. No entanto, há um exemplo maior do que todos. O exemplo de Jesus Cristo, filho de Deus, que veio ao mundo como homem para morrer por toda a humanidade perdida. Ressuscitando ao terceiro dia, Jesus garantiu vitória sobre a morte e é o maior exemplo de amor por todas as pessoas. 

No texto bíblico do Evangelho de Mateus, Jesus ora a Deus Pai pedindo que suas palavras sejam entendidas pelos homens. Jesus lembra também que veio trazer paz e descanso a todos que estão cansados e sobrecarregados. E Jesus ainda nos convida a seguir o seu exemplo. Ele afirma: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde, e vocês encontrarão descanso” (Mt 11.29). Sim, somos convidados a seguir Jesus, exemplo de perdão, de humildade, de mansidão, de bondade e amor. Jesus deve ser modelo e parâmetro para nossas ações e atitudes sempre. Assim, neste mundo cheio de desamor, intolerância e preconceito, temos a oportunidade, como cristãos, de sonhar com um mundo melhor, de seguir o exemplo de Jesus Cristo e de agir como “pequenos Cristos”, sendo exemplos de paz, de amor, de respeito, de empatia e de solidariedade para com todas as pessoas. 

Oremos: Querido e bondoso Pai celestial, que sempre sigamos o exemplo de Jesus Cristo. Que sejamos bondosos e amorosos com todos, testemunhando do teu amor pela humanidade. Amém.