Publicado em: 02 de julho de 2022
Uma luta diária 

Para: sábado, 02 de julho de 2022
Texto: Romanos 7.14-25  

“Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo.” (Rm 7.23)  

Certas situações são rotineiras na vida dos seres humanos, em geral. Podemos citar, por exemplo, que precisamos nos alimentar e dormir todos os dias. Mas e se dissermos que as pessoas, sem exceção, diariamente também precisam lutar? O que você pensaria dessa afirmação? Há, no mínimo, duas considerações a fazer: de fato, muitos travam verdadeiras batalhas para garantir “o pão nosso de cada dia”. E além disso, vivemos numa luta interna, diária e constante contra o pecado, que exige de cada um consciência e arrependimento.   

O apóstolo Paulo, em sua carta aos cristãos de Roma, enfatiza a importância da lei de Deus, que mostra que todos os seres humanos são pecadores. A lei aponta para a triste realidade da humanidade que, em vez de fazer o bem, faz o contrário e pratica o mal. Nesse sentido, Paulo afirma que travamos diariamente uma luta contra o pecado que habita em nós: “Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo” (Rm 7.23).  

No entanto, graças a Deus, temos um grande aliado nessa luta: Jesus Cristo. O filho de Deus lutou por nós, morrendo na cruz para nos salvar e nos proporcionar uma nova realidade de vida. Nessa realidade temos o perdão diário, constante e permanente de Deus e ele nos garante a vitória final ao lado do Cristo ressuscitado. Assim, na luta diária contra o pecado, temos oportunidade de perdão e salvação em Jesus. Pense nisso: Jesus lutou por você e venceu os inimigos que o afastavam de Deus, o pecado e a morte. E, agora, Cristo assegura para quem nele crê a sua companhia para vencer as batalhas da vida cotidiana, até o dia da vitória eterna com Deus. 

Oremos: Amado Deus, perdoa os meus pecados e diariamente vive em mim a fim de que eu siga a tua vontade e sempre confie que Jesus luta por mim. Em nome de Cristo. Amém.