Publicado em: 01 de julho de 2022
Rei de contrastes 

Para: sexta-feira, 01 de julho de 2022
Texto: Zacarias 9.9-12  

“Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta.” (Zc 9.9) 

Um Rolls-Royce, esse é o veículo oficial dos presidentes do Brasil. Adquirido em 1952 e mantido pelo Ministério da Defesa, o conversível levou Getúlio Vargas e todos os presidentes do Brasil até o local da cerimônia de posse e, inclusive, já foi usado por ilustres visitas, como a rainha Elizabeth. Um jumentinho, filho de jumenta: esse foi o veículo escolhido por Jesus, filho de Deus, para entrar em Jerusalém e iniciar o seu percurso até a cruz do calvário e o túmulo vazio para a nossa salvação. Talvez a única semelhança entre ambos os veículos seja que, tanto o Rolls-Royce como o jumentinho, eram zero quilômetro. Aliás, os contrastes são muito mais evidentes: depois de Jesus, nenhum outro rei montaria naquela cria de jumenta, por mais poder, ouro e terras que tivesse.  

Ao proclamar “Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumentinho, filho de jumenta” (Zc 9.9), Zacarias prevê a entrada triunfal de Jesus cerca de 500 anos antes do primeiro Natal. O tempo do cumprimento da promessa de Deus, de enviar seu único filho para resgatar a humanidade, aproximava-se. Então, repare bem: não é um rei deste mundo, não há palácios, nem conversíveis, sequer súditos, convidados ou roupa de gala. Pelo contrário, o berço é de palha, a mãe é pobre, os amigos são trabalhadores, a missão acontece entre doentes e marginalizados, e a entrada em Jerusalém foi em cima de um jumentinho. A humildade de Jesus é a forma de Deus de se aproximar do ser humano. O Cristo humilde veio, viveu entre nós e se entregou à morte de cruz, gerando um contraste entre o seu poder sobre a morte e a glória da sua ressurreição no terceiro dia. 

Oremos: Jesus Cristo, meu Senhor e Rei, eu creio em ti e, humildemente, ofereço-te o meu coração para reinar. Amém.