Publicado em: 18 de março de 2022
Deus conosco

Para: sexta-feira, 18 de março de 2022
Texto: Êxodo 17.1-7  

“O Senhor está com a gente ou não?” (Êx 17.7)  

“O Senhor está com a gente ou não?” (Êx.17.7). Essa foi a pergunta usada pelo povo de Israel para questionar Deus sobre a falta de água. O povo estava no deserto, logo após a sua libertação do cativeiro egípcio. Eles estavam impacientes e clamavam porque, em seu entendimento, Deus não estava cuidando deles como deveria. 

A conduta do povo parece estranha, desrespeitosa até. Mas será que nós já não agimos assim? Cremos que Deus está no comando. Entretanto, esperar é bem difícil. Por vezes temos uma enorme vontade de perguntar: o Senhor está com a gente ou não? Diante da dúvida precisamos lembrar que Deus respondeu ao povo. Ele providenciou a água para a sede do corpo. Mas não só isso: providenciou também a água para a sede espiritual. 

Tanto o povo de Israel quanto nós trazemos um enorme desejo de viver. Entretanto, diante de todos está a morte certa, mais cedo ou mais tarde. Ela é a consequência dos pecados diante de Deus, também o da impaciência. Sabendo disso, Deus providenciou a rocha que salva, o Cristo, que pagou por todo o pecado e de quem recebemos, por graça, o Espírito Santo, a água da vida eterna. 

O Espírito, por meio da palavra e dos sacramentos, tem o dom de saciar a sede de vida, pois Jesus Cristo venceu a morte. Jesus morreu, mas ressuscitou e vive eternamente. Agora, quem está ligado a ele por meio da fé possui também a certeza da vida eterna. Logo, está saciada a sede de vida. Isso já é um fato consumado, algo real e concreto.  

Então, antes de perguntar se o Senhor está com a gente ou não, devemos lembrar e ter a certeza de que sim, ele está com a gente. Cristo é a presença de Deus em nossa vida. Ele nos oferece a água da vida diariamente e nele podemos confiar.

Oremos: Obrigado, Senhor, porque temos recebido de ti a água da vida, o Espírito Santo, que brota da fonte da vida eterna, o Cristo, o nosso Senhor. Amém.