Publicado em: 24 de novembro de 2021
Uma vida por inteiro 

Para: quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Texto: Mateus 24.36-44  

“Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor.” (Mt 24.42)

Se você soubesse o que vai acontecer amanhã, o seu dia seria diferente de alguma forma? Você já percebeu que, de uma forma ou de outra, guiamos os nossos passos de acordo com esse tipo de suposição? Antes mesmo de ouvir um sim ou um não, podemos escutar algumas vezes essas palavras “martelando” em nossa mente. Antes mesmo de alguma coisa acontecer, fazer previsões não é algo estranho a nós. Nós tentamos guiar a nossa vida de acordo com aquilo que nos parece previsível. 

O que conseguimos realmente prever, no entanto, é uma questão muito mais complicada. Às vezes podemos ter a impressão de que se conseguíssemos controlar tudo o que acontece em nossa vida, teríamos mais alegria ou sucesso. Imaginamos como seria se soubéssemos as respostas para nossos questionamentos. Mas não sabemos e, de um jeito ou de outro, precisamos confiar que tudo dará certo. 

A mesma impressão muitos têm a respeito da religião. Alguns dizem que se pudessem ver a Deus, então sim creriam. Outros afirmam que, se soubessem a hora da vinda de Jesus, então poderiam se preparar para esse momento. No entanto, a nossa vida não é assim. É uma ilusão viver para um momento ou para alguns momentos. 

Quando Jesus diz: “Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor” (Mt 24.42), ele está nos lembrando de que não saber tudo faz parte de sermos humanos. Nós precisamos confiar nele. Além disso, não saber tudo nos faz lembrar de que a nossa vida não é para ser uma vida de aparência, como se vivêssemos apenas por um momento para ver Deus ou como se vivêssemos apenas para quando ele vier buscar os seus. Vivemos inteiramente, a cada momento, para Deus. 

Oremos: Querido e bondoso Deus, eu não sei o dia da tua vinda e sequer posso ver-te. Mas sei que tu és fiel e me dizes a verdade. Ensina-me a confiar em ti para que eu viva com sinceridade e amor. Por Jesus. Amém.