Publicado em: 20 de novembro de 2020
O que não passa 

Para: sexta-feira, 20 de novembro de 2020
Texto: Isaías 51.4-6  

O céu desaparecerá como fumaça, a terra ficará gasta como uma roupa velha, e os seus moradores morrerão como se fossem moscas. Mas a minha vitória será total, o meu poder durará para sempre.” (Is 51.6)

Tudo passa sobre a terra”. Com essas palavras o escritor José de Alencar encerra o romance Iracema, publicado em 1865. Triste verdade. Dura verdade. Tudo passa. 

Mas será que a própria Terra também passará? Já houve quem acreditasse que o Universo é eterno e alguns povos até cultuavam o sol como se fosse uma divindadeHoje, são os cientistas que afirmam que “o sol é uma estrela e por isso vai morrer um dia”. Claro, isso não tira o sono dos cientistas porque afirmam que o sol se encontra numa fase de tranquilidade que vai durar uns onze bilhões de anos, dos quais teriam se passado apenas 4 bilhões. Assim, o sol ainda teria muita lenha para queimar, mais uns sete bilhões de anos pela frente.  

Que diz a Bíblia? Ela ensina que Deus criou o Universo e que esse Universo não é eterno. Em Isaías, capítulo 51, versículo 6, afirma-se que “o céu desaparecerá como fumaça, a terra ficará gasta como uma roupa velha”. 

Mas se ficarmos presos nesse tipo de pensamento, facilmente virá a tristeza e o pessimismo. “Que coisa! Tudo passa sobre a Terra.” Tudo passa, inclusive a Terra. Por isso, precisamos ler o texto de Isaías até o fim e ouvir que a salvação e o poder de Deus duram para sempre. No Salmo 102, o autor se dirige a Deus, dizendo: A terra e o céu se gastarão como roupas. Mas tu és sempre o mesmo, e a tua vida não tem fim (Sl 102.26-27). 

Se nos assusta a notícia de que o Universo não é eterno, que consolo existe em saber que Deus é eterno? O consolo está em saber que, tendo esse Deus em nós e por nós, por intermédio de Jesus Cristo, não seremos simples fumaça que se desfaz ou roupa que envelhece. 

Oremos: Senhor, sabemos que tudo passa, inclusive este mundo. Anima-nos com a notícia de que és eterno e que, em ti, temos a vida. Em nome de Jesus. Amém.