Publicado em: 28 de fevereiro de 2020
Deus nos prova 

Para: sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Texto:  

Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: — Estou aqui. (Gn 22.1)  

As provações são exigências, avaliações, testes, exames. A Bíblia ensina que Deus prova o nosso coração, avalia as nossas intenções e examina a sinceridade da nossa fé. 

“Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: — Estou aqui” (Gn 22.1)Quanto a Abraão, a prova pela qual passou foi muito dura, ou seja, devolver o filho Isaque a Deus por meio do sacrifício da vida desse filho. Como entender uma exigência dessas? Abraão, mesmo sem compreender, se dispôs a obedecer. Podemos imaginar sob quanto aperto no coração e sob quantos questionamentos ele ia tomando todas as providências. No momento mais dramático, porém, Deus interveio. A angústia terminou e tudo acabou bem. Houve um desfecho maravilhoso. 

Se essa história parece estranha e incompreensível, ela o deixa de ser ao lembrarmos que, para a nossa salvação, Deus enviou o seu Filho Jesus, e pelo sacrifício dele na cruz, nos abriu o caminho para a bem-aventurança eterna.  

Essa é a lição que nos importa aprender e, pela fé, guardar no coração. Por isso, também quanto às provações, tenhamos a certeza de que Deus as permite para nos firmar na obediência e submissão à sua vontade, visando sempre o melhor para nós. E não nos esqueçamos de que a garantia da nossa salvação está no sacrifício de Jesus e na sua ressurreição. Com Jesus somos mais do que vencedores e sempre abençoados. Por isso, para tudo o que Deus nos propuser, digamos, sempre, com Abraão: “Estou aqui”. 

Oremos: Senhor, até onde for necessário, prova e corrige-nos. Dá-nos também a fé necessária e a disposição perseverante para sempre te obedecermos. Muito obrigado pela salvação que nos ofereces e garantes em teu Filho Jesus Cristo. Amém.