Publicado em: 26 de fevereiro de 2020
A lei é espelho, não pedestal 

Para: quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
Texto:  

Não sejam como os hipócritas.” (Mt 6.5) 

Jesus era autêntico. Vivia o que pregava. Valorizava a integridade. Combatia o fingimento. Enxergava as intenções e acolhia os que estavam dispostos a mudar de vida. Em várias ocasiões, Jesus denunciou a hipocrisia dos fariseus e advertiu os seus seguidores a não agirem como eles. 

Quando o movimento dos fariseus surgiu, a intenção deles parecia autêntica: buscar viver de acordo com os preceitos de Deus. Mas, com o tempo, os fariseus não apenas acharam que podiam cumprir tudo o que Deus pedia, como começaram a inventar ainda mais mandamentos e preceitos. Nos dias de Jesus, os fariseus posavam como as pessoas mais puras e santas daquela sociedade. Jesus veio restabelecer a verdade, apresentando-se como o único caminho para a vida eterna. 

A lei de Deus sempre nos condena, pois nenhum de nós a consegue cumprir perfeitamente. Só somos salvos porque Deus, em sua misericórdia, nos perdoa e nos acolhe por causa do que Cristo fez por nós. A lei é um espelho que reflete as nossas imperfeições e não um pedestal sobre o qual, à moda dos fariseus, possamos posar de bonzinhos diante dos homens e diante de Deus. Engana-se quem, como os fariseus, julga poder cumprir a lei sem tropeçar. Mas está salvo aquele que, ao tropeçar, se arrepende e se apega a Cristo, o Cordeiro de Deus que levou sobre si a nossa morte e nos deu a vida. 

Em Cristo, temos o perdão, a vida e a salvação. Santidade fingida nos afasta de Deus; coração verdadeiramente arrependido nos aproxima dele. Busquemos cumprir a vontade de Deus não para ganhar o céu, mas porque já o recebemos de Cristo, por meio da fé. 

Oremos: Querido Jesus, guarda-me do orgulho e do fingimento. Dá-me a graça de confiar sempre em ti. Quando eu tropeçar, perdoa-me e levanta-me. Em teu nome. Amém.