Publicado em: 25 de fevereiro de 2020
Mudar de dentro para fora 

Para: terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Texto:  

“Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” (Jl 2.13)  

Nos dias do Antigo Testamento, os israelitas costumavam rasgar as roupas como sinal de arrependimento. Com o tempo, esse gesto passou a ser algo meramente mecânico, desvinculado de um verdadeiro pesar por se ter feito algo ruim e reprovável. Por isso, nos dias do profeta Joel, Deus disse: “Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração (Jl 2.13). 

Mudanças genuínas e duradouras acontecem de dentro para fora. Pintar a casa com uma cor diferente pode expressar um desejo de mudança, mas o simples mudar de cor não melhora necessariamente o clima relacional da família que não admite as suas dificuldades e nem se dispõe a dialogar para resolvê-las. Vestir uma roupa mais alegre pode indicar um desejo de ficar alegre, mas vestir uma roupa alegre não reflete necessariamente o que vai no fundo do coração e talvez seja apenas um disfarce para as dores e as mágoas que ali residem. 

Ao reconhecermos que algo precisa mudar em nosso relacionamento com Deus, com o nosso semelhante ou conosco mesmos, não precisamos ficar só na intenção. Deus nos anima a buscarmos perdão e transformação autênticos, algo que só acontece no coração daqueles que se reconhecem dependentes da ajuda de Deus e se apegam a Cristo, nele confiam e com ele caminham. 

Deus vê para além das aparências. Deus enxerga o coração e quer que ele esteja cheio de paz e de verdadeira vida. Para encher-nos de paz e vida foi que Cristo veio ao mundo. O seu amor foi tão autêntico que ele tomou o nosso lugar na cruz. Confiando em Cristo, nosso coração se renova e a nossa vida se transforma de dentro para fora.  

Oremos: Pai de amor, transforma-me de dentro para fora, perdoando-me os pecados e ajudando-me a viver cada dia com Jesus no coração. Por Jesus te peço. Amém.