Publicado em: 23 de dezembro de 2023
Um grande segredo é revelado

Para: sábado, 23 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: Romanos 16.25-27 

“A verdade secreta que nunca foi revelada no passado… foi revelada agora por meio daquilo que os profetas escreveram.” (Rm 16.25-26)

Segredos existem para serem guardados. Mas não é fácil guardar segredos. Parece que uma informação secreta está sempre na ponta da língua da gente, pronta para ser revelada. 

A Bíblia Sagrada fala sobre segredos. Na verdade, fala sobre um segredo. Um segredo que ficou escondido durante séculos. É o segredo de que todas as pessoas estão afastadas da presença gloriosa de Deus, sendo salvas unicamente por um favor todo especial de Deus, quando creem em Jesus. 

O apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos, afirma que, no passado, esse segredo nunca tinha sido revelado. Mas, graças a Deus, agora esse segredo foi revelado por meio dos profetas do Antigo Testamento. Paulo louva a Deus por isso. Ele diz: “Ao Deus único e sábio seja dada glória para sempre, por meio de Jesus Cristo” (Rm 16.27). 

Quando ouvimos Paulo dizer que o segredo de Deus se tornou conhecido por meio dos escritos dos profetas bíblicos, fica a pergunta se isso não é um tanto exagerado. Porque sabemos que os grandes reveladores desse segredo de Deus foram os apóstolos de Jesus Cristo, incluindo o próprio Paulo. Ele mais do que ninguém tornou conhecido entre as nações esse segredo da fé. Ao longo da Carta aos Romanos ele revela que a salvação não é como as pessoas imaginam, isto é, como resultado dos próprios esforços, mas é um presente de Deus, em Cristo. Deus seja louvado! 

O segredo de Deus, que ele quer salvar a todos por meio da fé, foi revelado ao mundo de forma bem concreta no Natal. E a notícia vem a nós por meio dos escritos proféticos e apostólicos. Louvemos a Deus também por isto. 

Oremos: Amado Deus, obrigado pelo teu segredo, em especial por ser um segredo revelado. Sou grato porque, em Jesus, me incluíste em teu plano. Amém.