Publicado em: 15 de dezembro de 2023
Mais que vencedores

Para: sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
Texto: Isaías 61.8-11 

Nós nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o Senhor, nosso Deus, fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória. Somos como um noivo que põe um turbante de festa na cabeça, como uma noiva enfeitada com joias.” (Is 61.10) 

É normal o torcedor ir a um estádio de futebol vestido com a camisa do seu time. No entanto, no dia seguinte, podemos ver a camisa do time vencedor por vários lugares, sendo utilizada até mesmo por pessoas que não foram ao jogo. 

Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória (Is 61.10). Quando Isaías revela as características do Messias prometido e as consequências da salvação que ia realizar, uma imagem revelada por Deus nos faz pensar no livro de Gênesis. Logo depois da queda em pecado, quando Adão e Eva se deram conta de que estavam nus, Deus fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem. Deus estava preocupado e queria protegê-los. Os seres humanos não pediram nem encomendaram as roupas de peles, mas Deus tomou a iniciativa. Além disso, a expressão “ele nos vestiu”, de Isaías, nos lembra da situação dos bebês e das crianças pequenas que precisam da ajuda dos adultos para escolher e colocar a roupa. 

Com a salvação acontece o mesmo. Somos como bebês que não têm condições de vestirem-se sozinhos. Não somos capazes nem de escolher a roupa!  Como seres humanos afetados pelo pecado, somos incapazes de salvar-nos para a vida eterna. Mas Deus atuou por meio de Jesus Cristo e nos abriu a porta do paraíso. Como também somos surdos para o evangelho e resistentes para confiar nesta oferta de perdão, o Espírito Santo trabalha em nós para que possamos ter a fé. Ele faz a nossa roupa de salvação e a capa da vitória, e ainda nos veste! 

Essa roupa especial, de vitória em Cristo, como a camisa do time que ganhou no dia anterior, precisa ser mostrada a todos por meio do nosso testemunho e exemplo para que mais pessoas conheçam este caminho de fé. 

Oremos: Deus de poder, amor e vitória, obrigado pela salvação conquistada no teu Filho Jesus. Dá-me arrependimento e confiança a cada dia para receber o perdão e a vitória. Amém.