Publicado em: 20 de dezembro de 2023
Alguém saiu perdendo

Para: quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: Romanos 16.17-20 

Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.” (Rm 16.20) 

Quando um jogo de futebol termina empatado, isso pode ser visto como bom para os dois times, bom para um deles, ruim para um deles ou ruim para os dois. E quando um time ganha? Há momentos em que, mesmo havendo um ganhador, a derrota do outro pode ser interpretada como “positiva”. Afinal, o time estava sem vários titulares, o resultado poderia ter sido muito pior e assim por diante. Gostamos de ver um lado positivo, mesmo em meio a situações negativas. Sempre é bom quando todos saem ganhando. 

Com a proximidade do Natal, podemos fazer a seguinte pergunta: será que Jesus veio ao mundo para que todos saíssem ganhando? 

A nossa primeira resposta é “sim”. Jesus veio para salvar a todos. Mas será que todos mesmo saíram ganhando? Não. A vinda de Jesus ao mundo, no Natal, não permite que todos saiam ganhando. Um claramente saiu perdendo, e este é o diabo ou Satanás. O apóstolo João afirma: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1Jo 3.8). E o apóstolo Paulo confirma isto, dizendo que “Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás” debaixo dos nossos pés (Rm 16.20). 

O diabo está vivo e ativo, mas não podemos dar a ele mais crédito do que ele merece. O diabo, nosso adversário, não é um segundo “deus”, igual em força e poder ao Deus verdadeiro. O diabo foi derrotado por Cristo, na cruz e na ressurreição. Foi para isto que o Filho de Deus se manifestou, vindo ao mundo no Natal. Um com certeza saiu perdendo e sempre será o derrotado. 

Oremos: Senhor Jesus, nosso Herói vitorioso, muito obrigado por nos dares a vitória. Reafirma em nós esta alegria também neste Natal. Amém.