Publicado em: 30 de setembro de 2023
Nada é tão ruim que não possa piorar

Para: sábado, 30 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Filipenses 2.12-18 

“Façam tudo sem queixas nem discussões.” (Fp 2.14) 

Você já reclamou de algo hoje? Se tem uma coisa que os seres humanos fazem bem, é reclamar. Nós reclamamos do calor, do frio, do cansaço, do tédio, da política, da chefe do trabalho, dos filhos, da esposa ou do marido, do juiz que apitou o jogo do nosso time, e até de Deus. Não é à toa que na Bíblia Deus lembra de nos dar uma dica importante para a nossa vida: “Façam tudo sem queixas nem discussões” (Fp 2.14). 

Essa dica é importante por dois motivos. Primeiro, porque a ciência explica que viver reclamando é ruim para a nossa saúde. A pessoa com uma atitude negativa tende a olhar o mundo de forma negativa, e por isso aproveita menos o seu dia a dia. Em segundo lugar, essas palavras podem nos ajudar a lembrar de alguém que tinha muitos motivos para reclamar e discutir, mas que decidiu fazer tudo sem queixas nem discussões. Esse alguém é Jesus Cristo. 

Jesus foi injustiçado, apanhou, sofreu humilhação, deboche e foi alvo de piadinhas desrespeitosas. Diante de tudo isso, ele não se queixou nem reclamou. Pelo contrário, ele deu graças a Deus e confiou nos cuidados do Pai em todos os momentos da vida. É por causa dessa atitude do nosso Salvador Jesus que não precisamos mais reclamar com Deus e nem reclamar de um Pai ausente. Por Jesus ter dado sua vida em lugar da nossa, o nosso Deus e Pai está ao nosso lado e cuida de nós. E ele faz isso com tanto amor e carinho que até mesmo ouve as nossas reclamações (mesmo quando elas parecem sem motivo). 

Da próxima vez que der vontade de reclamar de alguma coisa, aproveite a oportunidade para lembrar de falar com seu Pai em oração, e agradecer a ele pelo que Jesus fez por você, sem reclamar nem discutir. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por ouvires as minhas reclamações diariamente. Ajuda-me a ter mais gratidão por tudo e a reclamar menos. Acima de tudo, nunca me deixes esquecer do que Jesus fez por mim na cruz. Amém.