Publicado em: 20 de setembro de 2023
Quando as dúvidas não apagam a alegria

Para: quarta-feira, 20 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Filipenses 1.18-26 

Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro.” (Fp 1.21) 

E se amanhã eu não tiver mais dinheiro? E se ainda hoje alguém da minha família morrer? E se as minhas certezas políticas tiverem desaparecido enquanto leio as decisões daqueles em quem eu votei? E se ontem tiver sido um dia melhor do que o momento que vivo? Será que com tantas incertezas ainda há lugar para a alegria? 

O apóstolo Paulo também vivia um momento de muitas incertezas quando escreveu a sua Carta aos Filipenses. Preso, ele não sabia se poderia ver novamente os seus irmãos na fé, se seria morto ou viveria por mais um tempo. E, em meio às tantas incertezas da vida, ele afirma: “Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro” (Fp 1.21). Não, ele não estava depressivo ou com pensamento suicida. Ele tinha uma certeza tão presente em seu coração que pensar em viver ou morrer não era mais um exercício difícil, cheio de angústia e dores existenciais. Vivendo ou morrendo, com Cristo em sua vida, ele sabia que estaria tudo bem.  

Vivendo sob a graça de Jesus, o perdão e a paz com Deus abrem os nossos olhos para a alegria da eternidade, para a alegria de viver cada dia intensamente sem o desespero de não ter futuro. Jesus transforma a nossa mente de uma maneira tão maravilhosa que, mesmo em meio às incertezas do cotidiano, sabemos que tudo vai ficar bem. Tudo. Já que viver é Cristo, podemos viver sem culpa, amando e servindo o outro sem o estresse desnecessário da incerteza. Já que vivo em Cristo, posso morrer em paz porque serei ressuscitado. 

Quando as incertezas do nosso tempo e da nossa condição de imperfeição tentarem empurrar você para a tristeza, lembre-se de como estamos unidos a Cristo. Com ele, as dúvidas presentes não apagam a alegria do futuro que ninguém poderá roubar de nós. 

 

Oremos: Deus, não permitas que as incertezas abalem a esperança que encontro em ti, a cada dia, com Jesus. Amém.