Publicado em: 31 de julho de 2023
Segredo ou mistério?

Para: segunda-feira, 31 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Isaías 48.6-11

“Mas agora vou falar de coisas novas, de coisas secretas, que vocês ainda não conhecem.” (Is 48.6)

O profeta Isaías foi enviado por Deus para falar a um povo teimoso, indiferente e idólatra. O povo de Israel se afastou tanto de Deus que o Senhor diz: “Eu sabia que não podia confiar em vocês; sabia muito bem que sempre foram rebeldes” (Is 48.8). Diante do pecado dos israelitas, Deus simplesmente poderia ter descarregado a sua ira e destruído este povo. Em vez disso, ele foi paciente e agiu com misericórdia para os purificar e trazer de volta. O Senhor fez Israel sofrer com o exílio em um país estranho com o objetivo de o purificar e poder novamente receber o louvor de pessoas que confiam nele e sabem que ele age por amor para salvar os seus.

Assim é a nossa vida. Também somos rebeldes, o que pode ser visto não apenas em nossos muitos pecados, mas no fato de sermos pecaminosos e inimigos de Deus por natureza. Mas há uma diferença: em vez de nos fazer sofrer para nos purificar, é pelo sofrimento de Cristo, pela sua vida, morte e ressureição, que o Senhor nos purifica e nos dá a fé nessa obra para que sejamos dele, possamos crer nele e louvarmos a ele.

Esse é o mistério que Deus revela em Cristo, as coisas secretas que passamos a conhecer pela fé que o Espírito Santo cria em nosso coração. Não é um segredo que uma vez revelado deixa de ser segredo, mas um mistério que continua existindo porque não o entendemos: Deus ama pecadores rebeldes como nós e fez seu Filho sofrer e morrer para termos perdão e salvação, e assim podermos viver eternamente.

Creia no Salvador Jesus, o mistério que Deus revela e pelo qual diz: “Eu amo você e quero que você viva comigo, agora e para sempre”.

Oremos: Senhor Deus, vence o meu pecado com o teu amor em Cristo, o mistério no qual tenho perdão e salvação, para te louvar hoje e sempre. Por teu Filho Jesus. Amém.