Publicado em: 25 de julho de 2023
O plano de Deus

Para: terça-feira, 25 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 8.28-30

“Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.” (Rm 8.28)

O chamado de Deus para a vida cristã é um convite ímpar, pois o amor de Cristo nos envolve de tal forma que tudo se transforma. Mesmo pecadores, Deus nos aceitou em sua graça e no seu amor. Porém, não podemos pensar que a transformação promovida por Deus é algo feito parcialmente. Não! A fé cristã é uma transformação completa, promovida pelo Deus Triúno, que nos acolhe na sua família, da qual Cristo é o “primeiro entre muitos irmãos’” (Rm 8.29).

Ao mesmo tempo, a vida cristã não é uma vida desacompanhada do auxílio de Deus. Somos pecadores e, diariamente, precisamos recorrer ao perdão de Cristo, esvaziando-nos da nossa natureza pecaminosa e sendo preenchidos pelo Espírito de Deus, que age pela Palavra. Quando estamos sob a orientação do Espírito Santo, certamente, todas as coisas irão trabalhar ao nosso favor, pois o Espírito de Deus intercede “em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus” (Rm 8.27).

Na Primeira Carta a Timóteo, capítulo 2, o próprio apóstolo Paulo explica que a vontade de Deus é que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade, que é Cristo. Diante disso, podemos entender que Deus trabalha em favor dos que o amam, chamando-os a levar adiante o plano da salvação, participando do serviço divino de anunciar o evangelho ao mundo. Esse papel é da Igreja, o corpo de Cristo, que, em união, reparte e compartilha a glória da salvação.

Como é bom viver assim! Amparados por Deus, podemos viver o seu perdão, “pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28).

Oremos: Querido Deus, obrigado por me chamares a fazer parte da tua família. Usa-me também, de acordo com os teus planos. Em nome de Jesus. Amém.