Publicado em: 24 de junho de 2023
Conduzidos por Jesus

Para: sábado, 24 de junho de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 6.12-23

“Assim sendo, vocês podem obedecer ao pecado, que produz a morte, ou podem obedecer a Deus e ser aceitos por ele.” (Rm 6.16)

Nas décadas de 1980 e 1990, um conhecido comercial de cigarros mostrava cavalos correndo livres. Eles galopavam em liberdade pelos campos. A intenção do comercial era fazer com que as pessoas que utilizavam o produto conectassem a visão de liberdade ao uso dos cigarros. Mas o que acontecia era exatamente o contrário e muitas pessoas sofreram e sofrem com as reações negativas na saúde de quem fuma. A liberdade vendida nunca foi alcançada.

Não é à toa que se tenta vender a fantasia da liberdade. Isso é o que o Diabo faz desde o jardim do Éden. Há no coração humano o desejo de ser livre, mas a busca pela liberdade, sem o Criador, consequentemente leva o ser humano a uma prisão. Vale ressaltar que nós nunca estamos livres e soltos, saltitantes como os cavalos do comercial do século passado. Sempre haverá algo nos conduzindo. Como diria um antigo teólogo “ou estamos montados pelo Diabo, ou estamos montados por Jesus”.

Paulo deixou isso claro quando escreveu: “Assim sendo, vocês podem obedecer ao pecado, que produz a morte, ou podem obedecer a Deus e ser aceitos por ele” (Rm 6.16). Só pode obedecer a Deus quem já é dele. E Deus nos recebe, gratuitamente, nos adotando. Como filhos de Deus, nos tornamos novas pessoas. Deus em sua Palavra nos ensina qual é a sua vontade. O cristão não tem escolha. Ou o Diabo assume a montaria e nos tornamos escravos dos nossos próprios maus desejos, ou Deus, por meio da fé em Jesus, da Palavra e pelo Espírito Santo, nos conduz em nossa vida.

Ser “montado” por Jesus é diariamente ser conduzido em arrependimento pela Palavra de Deus. É receber o perdão que o Pai concede. Ser conduzido por Jesus é viver a liberdade no servir ao próximo.

Oremos: Senhor, não permitas que o pecado domine a minha vida. Guia-me em obediência a ti, rumo à liberdade eterna. Em Cristo Jesus. Amém.