Publicado em: 26 de abril de 2023
Na vida e na morte, com Jesus

Para: quarta-feira, 26 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 23

“Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” (Sl 23.4)

Morte não é o assunto predileto de ninguém. Dificilmente ela será assunto em uma festa ou em um churrasco da família ou entre amigos. Todavia, somos seres mortais. Benjamim Franklin teria afirmado que há apenas duas certezas nesta vida: que pagaremos impostos e que iremos morrer. Mas, se a morte é algo tão certo, não deveríamos evitar este assunto.

Apesar da tristeza que o tema pode trazer, ele precisa ser enfrentado e não ser um tabu. Primeiro, porque se a morte é algo certo, precisamos estar preparados para ela. Segundo, porque, apesar da ideia da morte nos entristecer, ao refletir de maneira adequada sobre ela, poderemos ter uma postura diferente. A melhor perspectiva que podemos ter é dada por Davi no Salmo 23.4: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges”.

De fato, a morte ceifa vidas ao nosso redor, e caso Jesus não retorne antes, iremos também perecer, enfrentando a morte. Todavia, jamais estaremos sozinhos. Como diz o último verso de um conhecido hino da igreja cristã: “vivo e morro com Jesus”. Com o bom pastor Jesus, já nesta vida e mesmo na morte, o essencial jamais irá nos faltar. Com Jesus, nada nos faltará. Ele renova as nossas forças e nos guia por caminhos certos. Com Jesus temos perdão de pecados, que nos garante salvação e a certeza de uma nova vida, onde a morte não terá mais poder sobre nós e não haverá mais pranto, tristeza e nem dor causados por ela.

Oremos: Amado Pai celestial, concede-me serenidade mesmo diante da iminência da morte. Fortalece-me na certeza de que jamais estou sozinho e de que me proteges e diriges. Que eu possa me apegar ao bom pastor Jesus, que nunca me abandona. Amém.