Publicado em: 13 de fevereiro de 2023
Justiça e honestidade

Para: segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Êxodo 23.1-9

“Não faça injustiça, nem mesmo para favorecer o pobre.” (Êx 23.3)

É possível falar de justiça, uma vez que o mundo está cheio de injustiças? Quantas situações de falta de amor ao próximo já aconteceram bem perto da gente? Uma coisa é certa: a vida seria muito diferente se a justiça e a honestidade fossem princípios mais respeitados e seguidos pela nossa sociedade.

E até quando nós devemos ser justos? Existe até quem diga que a injustiça é válida, desde que se faça o bem ao próximo. Há uma expressão que se espalha muitas vezes até na boca do povo: “Ele roubou mas ajudou os pobres”.

Deus fala ao seu povo no livro de Êxodo 23.3: “Não faça injustiça, nem mesmo para favorecer o pobre”. Essas palavras foram ditas ao povo de Israel quando eles estavam sendo muito abençoados, e precisavam aprender como lidar com diferentes pessoas, até mesmo inimigos, pobres e estrangeiros.

A verdade que o Senhor quer ensinar nessa passagem da Escritura é a seguinte: se você quer fazer o que é justo e certo, nem sempre é possível seguir a opinião da maioria. Infelizmente, a justiça dos seres humanos está corrompida pelo pecado. E o pecado traz injustiça, desonestidade para com Deus e com o próximo.

Para acabar com toda injustiça que o pecado traz, Deus já fez a justiça perfeita. Ele enviou seu único filho, Jesus Cristo, o justo, puro, santo e perfeito salvador. Inocentemente, Jesus derramou o seu precioso sangue na cruz para nos fazer justos, perdoados, filhos de Deus. Com Jesus a justiça é certa! E é exatamente o grande amor de Jesus que nos faz buscar, cada dia mais, a justiça e a honestidade com o nosso próximo.

Oremos: Senhor Jesus, em um mundo rodeado de injustiças, tu és a minha paz e segurança. Obrigado porque já fizeste justiça em meu lugar, pagando o preço de todos os meus pecados. Mostra-me sempre o caminho da tua justiça, para que eu faça a diferença na vida de todos os que me cercam. Amém.