Publicado em: 06 de janeiro de 2023
Vale a pena adorar o Senhor

Para: sexta-feira, 06 de janeiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 2.1-12

“Eles perguntaram: — Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mt 2.2)

No dia 6 de janeiro as igrejas ocidentais celebram a Epifania, isto é, a revelação ou manifestação de Jesus Cristo aos gentios. E é nesse dia que as igrejas ortodoxas orientais comemoram o Natal.

Os “magos” eram homens sábios do Oriente. A sua sabedoria estava ligada à leitura dos astros, mas não se limitava a isso. Eles sabiam que a estrela que viram apontava para o recém-nascido rei dos judeus e foram a Jerusalém. Lá, “eles perguntaram: — Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2.2).

Esses astrônomos estrangeiros, procedentes de um mundo pagão, mas conhecedores da Palavra, não se intimidaram diante da viagem longa, perigosa, difícil e demorada, e nem diante da indiferença dos judeus. E a sua viagem não teve nada de casual. Eles tinham um alvo fixo à sua frente, um foco compensador:  encontrar Jesus e adorá-lo. Isso é o que lhes importava e motivava.

Será que é isso que também nos importa? Os sábios despojaram-se do seu conforto e segurança, enfrentaram as adversidades do deserto, o desconhecimento do povo sobre as profecias e ainda o traiçoeiro plano do cruel e paranoico Herodes, o Grande. Hoje, muitas pessoas, à semelhança de Herodes, veem em Jesus um inconveniente para seu estilo de vida e a verdade de sua Palavra lhes constrange. Outros olham fixamente para Jesus e o enxergam como o Rei dos reis, e a exemplo dos magos vão adorá-lo.

Jesus veio ao mundo para aqui viver, sofrer e morrer em favor de toda a humanidade. E morto não ficou, mas ressuscitou vitorioso sobre o pecado e a morte, e esse seu triunfo é doado graciosamente aos que nele creem e confiam como seu único Salvador. Imitemos os visitantes do Oriente. Vale a pena adorar o Senhor!

Oremos: Ó Deus, orienta-nos e motiva-nos a testemunhar de Cristo ao mundo. Amém.