O pastor Fernando Huf está visitando as igrejas luteranas do Distrito Vale do Tocantins, e continuamos publicando os relatos que ele envia sobre esta viagem. Continue conosco acompanhando cada detalhe.

 

Diário de Viagem (25/02) – Fui de carona com o Sr. Elenor Wendler para Imperatriz. No carro, eu, Jaqueline Ferreira (que assiste nossos estudos on-line), o pastor Darlon e a sra. Nelza Wendler. Chegamos em Imperatriz às 0h, e rumamos a Estreito.

 

A família Wendler saiu de Candelária (RS) e fez sua nova morada no Maranhão. Como eu havia sido estagiário em Candelária. Aceitei de bom grado continuar a viagem para visitá-los e a seus filhos, dois dos quais, o Félix e o Tiago, participaram da União Juvenil no meu tempo de estágio.

 

 Em Estreito, a 120 km de Imperatriz, conheci o templo construído lá pelos Builders for Christ. Lá, semanalmente há escola bíblica e cultos quinzenais (e o pastor vai até lá mensalmente). Também conheci o local onde o rio Tocantins tem sua largura muito reduzida, e daí o nome da cidade.

 

Em Imperatriz, com o pastor Darlon Davi Ulrich, conheci rapidamente 4 templos luteranos na cidade (são 6 ao todo). Escolas bíblicas com crianças foram responsáveis por muitas profissões de fé no início da igreja local e continuam sendo uma das principais estratégias evangelísticas. À noite, ministrei estudo sobre evangelização na congregação do centro (onde mora o pastor Clóvis Blank, em férias). Na palestra, cada participante recebeu um livrete Mensagens de Esperança para Você, com o desafio de utilizá-lo na evangelização.

 

 A congregação possui uma Kombi que, apesar de precisar de reparos, serve muito bem à igreja. Nela o pastor carrega toda a aparelhagem de som de igreja em igreja, e muitos congregados. Além disso, a paróquia possui uma motocicleta, meio de transporte muito comum por aquelas paragens, havendo, inclusive, moto táxi.

 

O estudo foi muito divertido e participativo. Na volta, a alegria era a tônica nas brincadeiras na Kombi, a caminho de casa. O pastor Darlon e sua esposa Elisângela hospedaram-me. O tratamento carinhoso entre eles chamou a minha atenção, com muito “dengo” e alegria. Esses dois servos de Cristo mostraram-se apaixonados: um pelo outro e pela missão!

 

 

Fernando Henrique Huf
Pastor da Hora Luterana

28 de fev de 2013