No último dia 14 de Setembro a Hora Luterana realizou uma ação de apoio à campanha  #SetembroAmarelo de valorização à vida e a prevenção ao suicídio, onde entregamos mais de 6 mil livretes com os títulos “Prevenção ao suicídio” e “Sobrevivendo ao suicídio de um ente querido” nas estações de trem/metrô Grajaú, Osasco e Jabaquara.

Durante a ação conhecemos histórias de pessoas que vivem de perto a tragédia e as feridas que o suicídio causa. Ao abordamos uma mulher com o livrete “Prevenção ao suicídio”, ela nos contou que havia perdido seu filho de 12 anos, que se suicidou em 2018. Ela estava sofrendo muito com a saudade. A nossa funcionária que estava conversando com ela logo ofereceu o livrete “Sobrevivendo ao suicídio de um ente querido” e, sensibilizada com a situação, perguntou se poderia abraçá-la. Um caloroso abraço marcou um momento de muita emoção e solidariedade. Isso mostra o quanto um gesto simples pode fazer a diferença na vida de alguém. No mesmo dia, recebemos uma mensagem da mulher, agradecendo pelo abraço e pelo livrete. Ela disse: “Estava precisando de um abraço e o seu me confortou e me ajudou muito”.

Essa é apenas uma das histórias que vivenciamos, mas sabemos que existem muitas outras pessoas que estão passando por situações semelhantes. Setembro é um mês especial que nos convida a refletir todos os dias do ano sobre a importância de cuidar da nossa saúde mental e de apoiar as pessoas que estão sofrendo com pensamentos suicidas. O suicídio é uma questão séria que atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo, mas que pode ser prevenido com informação, acolhimento e tratamento adequado.

Se você ganhou um desses livretes, leia com atenção e compartilhe com alguém que possa se beneficiar dele. Se você não ganhou, mas gostaria de ter acesso ao conteúdo, você pode baixar o livrete “Prevenção ao suicídio” gratuitamente acessando [Vivenciar.net]. Você também pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 5097-7600 ou pelo e-mail horaluterana@horaluterana.org.br para pedir exemplares impressos dos livretes “Prevenção ao suicídio” e “Sobrevivendo ao suicídio de um ente querido”. 

Lembre-se: você não está sozinho! Há pessoas que se importam com você e que podem te ajudar a superar essa dor. Busque ajuda profissional e espiritual. Deus ama você e a sua vida tem muito valor.

19 de set de 2023