Local onde Lutero fazia as traduções (no Castelo de Wartburg).

No dia 31 de outubro é celebrado o Dia da Reforma Protestante. Uma data marcada pela fixação das 95 teses na porta da catedral de Wittenberg (Alemanha). Lutero fez isso como forma de criticar a venda de indulgências e a negociação de cargos eclesiásticos, fortes marcas da igreja da época.

 

Lutero abriu o caminho para uma nova visão de igreja, que entre outras coisas, afirma que o indivíduo obtém a salvação pela fé, e não pelos seus atos. A Reforma defendia a ideia de que a autoridade na igreja deveria ser a Bíblia, mas como fazer isto se a Bíblia não era acessível e escrita em latim? Não existia traduções em que as pessoas pudessem entender. Por esse motivo, Lutero fez a primeira tradução da Bíblia para o alemão.

 

Os princípios da Reforma são também conhecidos como as cincos Solas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a Escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça), Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

 

O movimento da Reforma Protestante resgatou a verdade, a qual hoje temos acesso, de que somos salvos, gratuitamente, pela fé em Jesus Cristo, que nos reconciliou com Deus.”

 

Veja também:

O Estudo Bíblico transmitido no dia 30 de outubro, teve como tema a Reforma Protestante – Dia das Bruxas ou Dia da Reforma Protestante (com o pastor Sérgio Flor)

04 de nov de 2013