Diário de Viagem

 

“Fui pregador no culto do dia 07 de outubro de 2012 na CEL Paz de Vila Velha. O culto foi abrilhantado pelo coral da congregação, o quarteto masculino Paz e a recepção de mais uma congregada por profissão de fé (sempre emocionante). No fim do culto, encontrei a sra. Maria Klippel Kunzendorf. Ela contou-me que, aos doze anos de idade, ouviu “na roça” com sua família que o programa da Hora Luterana seria transmitido pela primeira vez. Era o ano de 1947 e poucas famílias possuíam rádio em casa. Ela morava no interior, em Três Pontões (ES) e, com sua família caminharam por 01h30min até Afonso Cláudio. Na cidade, entraram na casa de um senhor que possuía um aparelho.  E, às 20h, ouviram a transmissão tão aguardada. Ela disse lembrar-se das palavras: “Hora Luterana: trazendo Cristo às nações”. Cerca de 15 pessoas ouviam atentamente a mensagem proferida pelo pastor Rodolpho Hasse e a dona Maria testemunha: “Aquilo encheu meu coração. Foi uma glória para nós!”.

 

À tarde “bati um papo” com os jovens (mais de 40!) da congregação, em sua reunião regular, “regada” com muita música de qualidade e alegria eterna. Nota especial da reunião: um jovem e uma jovem visitantes falaram com o pastor Nivaldo que querem fazer o estudo para profissão de fé. Ela havia participado de apenas um culto: justamente o culto de 65 anos da Hora Luterana!

 

O dia terminou com um culto em que preguei na congregação Concórdia, do bairro do Ataíde, em mais um momento de graça e sob o amor de Deus. Aliás, o nome da rua em que fica o templo é Dr. Martinho Lutero. Neste culto, liderado pelo pastor Silvio Ferreira da Silva Filho, conheci alguns integrantes da banda White Sheep e muitos irmãos e irmãs em Cristo, apaixonados pelo evangelho.

 

Na segunda-feira, antes de embarcar de volta a São Paulo, o pastor Joel Schacht mostrou-me o belo trabalho da Escola Luterana, mantida pela Paróquia da Paz. E destacou a harmoniosa e produtiva relação entre igreja e escola.

 

Nesta curta estada em Vila Velha, fui muito bem tratado e acolhido pelos canelas-verde, capixabas e espírito-santenses. Matei saudades de vários amigos: Délio e Kélcia (Vila Velha), a turma de Guarapari no culto distrital (pastor Walace, sempre um prazer encontrá-lo!), pastor Sílvio e outros colegas pastores. E muitas novas amizades foram construídas (pastor Nivaldo e família: obrigado pela paciência, cuidado e hospedagem!).

 

Em um fim de semana da “Hora Luterana”, muitos louvores e agradecimentos foram feitos a Deus pelos 65 anos do nosso trabalho no Brasil. E a certeza de que a família da fé trabalha unida pelo crescimento do Reino de Deus.”

 

Fernando Henrique Huf
Pastor da Hora Luterana

 

11 de out de 2012