Publicado em: 13 de março de 2021
Viver a vontade de Deus 

Para: sábado, 13 de março de 2021
Texto: 2Coríntios 5.16-21  

“Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus.” (2Co 5.21)

Ao escrever a sua Segunda Carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo destacou que Deus o havia transformado em seu amigo e transformara também os cristãos de Corinto em seus amigos, colocando sobre Jesus a culpa dos seus pecados. Paulo escreveu: “Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus” (2Co 5.21). O apóstolo também deixou claro que eles, os salvos, deveriam, dali em diante, viver de acordo com a vontade divina. 

Qual é a vontade de Deus? Jesus mesmo nos deu essa resposta ao afirmar a um fariseu que o maior mandamento diz que se deve amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento e que o segundo mais importante ensina que se deve amar o próximo como amamos a nós próprios. Por exemplo, amamos a Deus de todo o coração quando cremos no seu evangelho, quando lhe prestamos culto, quando lhe agradecemos pelas bênçãos que nos concede, quando confiamos nossa vida nas suas mãos.  

Por outro lado, amamos o nosso próximo quando o auxiliamos em suas necessidades, quando levamos a ele uma palavra de conforto e de ânimo, quando não o ofendemos, quando lhe fazemos qualquer bem. Mas Jesus vai além. Ele mesmo afirmou: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34). Amados por Jesus, temos um amor além do nosso para viver em nossos relacionamentos e na vida em sociedade. Com o amor de Jesus, podemos proclamar o perdão que recebemos e que pode mudar a vida do outro eternamente. 

Esses são alguns exemplos das coisas que Deus quer que nós façamos. Que o seu amor e sua palavra continuem a nos mover para uma vida de acordo com a sua vontade.

Oremos: Bondoso Deus, graças te dou porque Cristo me livrou da culpa dos meus pecados. Ajuda-me para que eu procure viver de acordo com o teu querer. Amém.