Publicado em: 20 de maio de 2017
Verdade em Jesus

Para: Sábado, 20 de maio de 2017

Texto: 1 João 5.6-8

“E o próprio Espírito Santo é testemunha de que isso é verdade porque o Espírito é a verdade.” (1Jo 5.6)

Na véspera de uma prova, quatro estudantes resolveram viajar juntos. Faltaram à prova e então combinaram que, ao retornarem no dia seguinte à escola, diriam ao professor que o pneu do carro havia furado em um local deserto e que eles estavam sem pneu reserva. O professor deixou que eles realizassem a prova que tinha somente uma questão: qual pneu havia furado?

Essa história ilustra que a mentira não se sustenta. Ela pode até parecer atraente e resolver a questão momentaneamente, mas não há nada como a verdade. Ouvir e falar a verdade, além de fazer bem a todos, liberta-nos do engano e da prisão que a mentira proporciona.

E não há ninguém melhor para nos ensinar sobre a verdade do que Jesus Cristo. Ele é a verdade (Jo 14.6). Muitos no passado questionaram e ainda questionam hoje se de fato Jesus existiu. Porém a Bíblia afirma que ele próprio foi sua testemunha ao ser batizado e morto, e que o Espírito de Deus testemunhou em seu favor, “porque o Espírito é a verdade” (1Jo 5.6).

A maior prova de que Jesus é a verdade é o fato de estarmos ouvindo hoje, agora, a Palavra de Deus. Isso é ação do Espírito Santo, que é a verdade e que testemunha a verdade da obra de Jesus em favor da humanidade. Uma mentira não se sustenta por muito tempo. A verdade é eterna, assim como Jesus é eterno e suas bênçãos em nosso favor são eternas. Nossa vida de fé não é mera conversa, “papo ou pneu furado”, mas se sustenta no Espírito Santo que testifica em nosso viver a ação de Jesus pela sua Palavra que nos liberta, especialmente do Diabo que é o pai de todas as mentiras. Estejamos cada vez mais firmes em Jesus, que, além da verdade, é o caminho e a vida.

Oremos: Senhor Deus, não me deixes cair no engano da mentira. Orienta-me no caminho da verdade para que eu mostre para muitos a verdade libertadora que temos em ti. Por Jesus. Amém.