Publicado em: 16 de fevereiro de 2020
Usando a sensibilidade cristã

Para: domingo16 de fevereiro de 2020
Texto:  

“Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse: — Sim! Eu quero. Você está curado. (Mc 1.41) 

Ao falarmos de Jesus damos ênfase aos atributos divinos, e acabamos falando pouco sobre a parte da sensibilidade. Em um só versículo, o evangelho de Marcos traz duas expressões da sensibilidade cristã que precisamos aprender“Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse: — Sim! Eu quero. Você está curado” (Mc 1.41). 

Marcos diz que Jesus ficou com muita pena de um leproso. O coração de Jesus moveu-se em favor do leproso, colocou-se no lugar dele e ficou triste com sua situação. Não apenas a doença, mas, a situação social que ela causava: exclusão e marginalidade. Pesquise a condição social dos leprosos, sobretudo na época de Jesus e você verá o quanto essa doença trazia sofrimento além de físico. 

A situação do leproso não causou repulsa em Jesus, mas o levou a uma atitude impensável para a sociedade da época: Jesus tocou no leproso. Os judeus eram rigorosos com as leis cerimoniais que diziam que a pessoa que tocasse num leproso ficaria impura. Jesus conhecia as leis. Mas ele sabia também que a Lei se cumpre pelo amor. Aqui frisamos que o conhecimento em relação às doenças afasta a ignorância e nos diz o que fazer sem nos expor a perigos. 

Jesus não precisava tocar no leproso para curá-lo. Ele fez outros milagres sem precisar tocar nas pessoas, e curou à distância quando foi preciso. Tocar no leproso foi importante para mostrar ao doente e às pessoas em volta o grande amor de Deus. O toque de Jesus tem poder e foi tão importante quanto a cura em si. 

Jesus já não está fisicamente no mundo. Precisamos usar nossa sensibilidade cristã para abraçar o próximo, nos colocar no lugar dele, conhecer as suas necessidades, orar com ele e, assim, demonstrar o grande amor de Deus que enviou Jesus para viver entre nós e nos abraçar. Teremos o privilégio de agir como Jesus, em amor e sensibilidade. 

Oremos: Ó Senhor, Deus amoroso, dá-nos a tua compreensão para irmos ao encontro do próximo utilizando a sensibilidade cristã que Jesus nos dá. Amém.