Publicado em: 07 de agosto de 2021
Uma pátria melhor para quem tem fé 

Para: sábado, 7 de agosto de 2021
Texto: Hebreus 11.8-16  

“Porque Abraão esperava a cidade que Deus planejou e construiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos.” (Hb 11.10) 

É muito comum ouvirmos que é preciso fazer da nossa pátria um lugar melhor para se viver. Ao buscar uma pátria melhor para se viver, sem fazer da nossa pátria esse lugar melhor, desacreditamos o poder transformador de Deus. Egoísmo? Individualismo? Que motivos temos para tanta desesperança? 

Abraão “saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar” (Hb 11.8). Sem saber para onde ia, morou como estrangeiro na terra que Deus lhe havia prometido. Ele foi um peregrino que acreditava numa pátria melhor, que Deus planejou. “Abraão esperava a cidade que Deus planejou e construiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos” (Hb 11.10). Contra a sua natureza, tornou-se pai e creu no cumprimento da promessa de Deus. As estrelas do céu e os grãos de areia da praia contaram a sua descendência. 

Naturalmente, o egoísmo nos leva à desesperança. Mas, em contrapartida, o Salvador Jesus nos dá uma vida na graça de Deus, perdoando os nossos pecados e contando-nos na descendência de Abraão. Ele nos dá a pátria celeste, o lugar melhor para se viver eternamente. “Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus” (Rm 5.2). 

Todos somos peregrinos e estrangeiros de passagem por esta Terra. Quando somos chamados à fé, pelo evangelho salvador, também somos chamados a ser agentes de transformação da nossa pátria. A busca do lugar onde desaparecerá o egoísmo e reinará a paz não é uma ilusão passageira. Temos uma esperança real, que não pode ser destruída, que foi planejada por Deus para os seus. 

Oremos: Poderoso Senhor, transformaste a vida de Abraão e fizeste dele nosso pai espiritual. Louvamos-te pela transformação que o teu Filho Jesus realizou em nossa vida, chamando-nos, pelo evangelho, à fé e a uma vida de testemunho. Amém.