Publicado em: 25 de novembro de 2020
Uma dica para lidar com a ansiedade 

Para: quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Texto: Filipenses 4.6-9 

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês.” (Fp 4.6-7)

Sabe aquela noite em que não conseguimos dormir pensando nos problemas que temos para resolver? Esse mal se chama “ansiedade”. Ficamos angustiados e imaginamos o pior, mesmo sem saber o futuro. Existe, sim, uma preocupação sadia, que nos leva a reconhecer os problemas e tentar resolvê-los. Ignorar o perigo não é boa coisa. Mas ficar imóvel por causa da aflição excessiva também não resolve. Nessas horas, um bom psicólogo pode ajudar. 

Ao escrever a sua carta para os cristãos de Filipos, o apóstolo Paulo estava preso. Ele tinha todos os motivos para desenvolver uma ansiedade doentia. Por amar muito aqueles cristãos, Paulo os encorajou a pensarem que a vida não se resume ao que vemos: ao crermos em Jesus como nosso Salvador, somos cidadãos de outra pátria, o céu. 

Enquanto ainda estamos aqui no mundo, porém, as preocupações nos assombrarão. Por isso, o conselho é: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam” (Fp 4.6). Parece impossível não se preocupar, mas o segredo é colocar tudo nas mãos de Deus. Orar e entregar para que Deus vá à nossa frente, ilumine as nossas decisões e oriente nosso proceder. 

É aí que um milagre acontece: a paz de Deus guardará o nosso coração. Não é possível entender racionalmente essa paz. Mas é uma paz que nos tranquiliza, na certeza de que os nossos pecados foram pagos por Jesus, que os nossos problemas não se comparam com a glória que teremos no céu, e que as nossas aflições não são maiores que o poder de Deus. As coisas podem não acontecer como sonhamos, mas o Deus da paz estará conosco. 

Oremos: Senhor Deus, abro meu coração e derramo no teu colo as minhas preocupações. Inunda o meu coração com a tua paz, que é muito maior do que a minha compreensão. Em nome de Jesus. Amém.