Publicado em: 03 de novembro de 2021
Um sinal geralmente esquecido 

Para: quarta-feira, 3 de novembro de 2021
Texto: 2Tessalonicenses 2.1-12  

“Antes desse dia, terá de acontecer a Revolta contra Deus, e terá de aparecer o Perverso.” (2Ts 2.3) 

Com a aproximação do fim do ano, começam a aparecer na vida da Igreja aqueles textos bíblicos que falam sobre os sinais do fim. Esses sinais são as guerras, os terremotos, a fome, as epidemias (Lc 21.11), a perseguição ao povo de Deus. São sinais de um tempo que já começou e não tanto de um tempo que ainda virá. Desde o Pentecostes estamos nos “tempos do fim”. 

Mas existe um sinal que geralmente é esquecido. Ele é citado pelo apóstolo Paulo na Segunda Carta aos Tessalonicenses. A igreja de Tessalônica ficou assustada porque alguém afirmou que o Dia do Senhor tinha chegado. Paulo interferiu, dizendo: “Não deixem que ninguém os engane com nada disso. Pois, antes desse dia, terá de acontecer a Revolta contra Deus, e terá de aparecer o Perverso, que está condenado a ir para o inferno” (2Ts 2.3). Na linguagem tradicional da Bíblia, essa revolta é a “apostasia” e o Perverso é o “homem da iniquidade”. Fazendo a conexão desse texto com 1João 2.18, pode-se dizer que o Perverso é o Anticristo. Paulo diz que ele, o Perverso, vai sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus! 

Segundo Paulo, essa Revolta e o aparecimento do Perverso seriam coisa do futuro. Mas será que esse sinal do Dia do Senhor já está entre nós? A história da Igreja leva a crer que a resposta é sim. Em nossos dias, quantos não são os líderes religiosos que sentam no Templo de Deus, dizendo-se cristãos, mas que “rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor” (Jd 1.4)? Dão a entender que todos os caminhos levam a Deus e ao céu! Este sinal do fim está entre nós há muito tempo, mas nem sempre é lembrado. Além de lembrar, cabe vigiar e guardar firme a confissão da esperança, focada em Jesus. 

Oremos: Senhor, nestes tempos do fim e de revolta contra Deus, mantém-nos firmes na confissão da fé. Por Jesus. Amém.