Publicado em: 21 de maio de 2020
Tomada de poder 

Para: quinta-feira, 21 de maio de 2020
Texto: Efésios 1.15-23

“Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo.” (Ef 1.22) 

Lembramos hoje a ascensão de Jesus Cristo aos céus. Ela aconteceu quarenta dias após a Páscoa. Hoje não é feriado, mas é um dia de festa e alegria. 

Jesus subiu aos céus para cumprir as promessas que fez para nós. Ele disse que iria preparar um lugar para todos os que tivessem Cristo em seus corações. Ele prometeu também enviar o Espírito Santo para nos guiar por meio do ouvir e estudar da Bíblia. E ainda disse que, mesmo não estando mais visível entre nós, poderíamos contar sempre com sua presença e o seu consolo. 

Além dessas promessas consoladoras, há algo especial que acontece com a subida de Jesus aos céus: ele governa céus e terra. No Credo Apostólico, confessamos: Jesus subiu aos céus e está assentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso. “Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes. Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo” (Ef 1.21-22). Ou seja, a ascensão não foi uma viagem milagrosa, mas foi uma efetiva tomada de poder. Estar à direita de Deus é ter poder, como diz Jesus: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. Essa autoridade ele tem como verdadeiro Deus e como verdadeiro homem que é. É por meio de Jesus que, desde aquele dia, Deus age, reina, dá vida, conserva, castiga e salva. 

Podemos estar certos de que Jesus Cristo está acima de todos os bons e maus governantes deste mundo, controlando todas as ações e guardando os seus filhos. Ele está presente entre nós, por meio do Espírito Santo, por meio da Palavra que é lâmpada e luz para nossa vida. E, se hoje é dia de festa, a festa será muito maior no dia em que Cristo voltar para levar os fiéis para a morada que ele preparou. Creia nisso. 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por governares o meu coração e o mundo inteiro. Preserva-me na fé para que, um dia, eu esteja contigo para sempre no céu. Amém.