Publicado em: 22 de julho de 2022
Tamanho não é documento 

Para: sexta-feira, 22 de julho de 2022
Texto:  Deuteronômio 7.6-9 

“Lembrem que o Senhor, nosso Deus, é o único Deus. Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar, por mil gerações, aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.” (Dt 7.9) 

O povo de Israel estava perto de entrar na terra prometida. Moisés se dirige ao povo relembrando as obras que Deus havia feito em favor do povo na libertação da escravidão do Egito e durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto. Moisés também os lembra da aliança que Deus havia feito com eles, dando-lhes os Dez Mandamentos. E Moisés reforça as muitas promessas que Deus havia feito ao seu povo escolhido.  

Muitos anos se passaram e, devido a uma série de circunstâncias, o povo escolhido de Deus não é mais o povo de Israel do Antigo Testamento, baseado numa questão racial, mas é o povo de Israel do Novo Testamento, baseado numa questão de fé em Cristo. As palavras de promessas, bênçãos e advertências que encontramos no Antigo Testamento se aplicam também a nós, o novo Israel, a Igreja Cristã. 

O povo de Deus não é avaliado por estatística e por números; mas a santa Igreja Cristã é a reunião daqueles a quem Deus ama e congrega pela fé em Jesus Cristo por ação do Espírito Santo. “Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho”, diz o conhecido versículo bíblico (Jo 3.16). Deus conhece os que lhe pertencem. Como resultado do amor de Deus por nós, nós amamos a Deus sobre todas as coisas. E as promessas de Deus se tornam nossas pela fé em Jesus.  

Guarde para a sua vida a promessa de Deus registrada no texto de Deuteronômio: “Lembrem que o Senhor, nosso Deus, é o único Deus. Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar, por mil gerações, aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos” (Dt 7.9). 

Oremos: Senhor, nosso Deus fiel, aumenta a nossa fé e faze-nos confiar em todas as tuas promessas, mesmo que às vezes pareça que estás longe. Aceita-nos sempre de novo em teus braços e consola-nos em nossas aflições. Por amor de teu filho amado, Jesus Cristo, meu salvador. Amém.