Publicado em: 09 de julho de 2021
Solidariedade 

Para: sexta-feira, 9 de julho de 2021
Texto: Levítico 19.9-18  

Ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o Senhor.” (Lv 19.18) 

Solidariedade é um ato de bondade, compreensão e amor ao próximo. A pessoa que é solidária se preocupa com o desequilíbrio social, com a violência e procura proteger as pessoas com deficiência e as pessoas vulneráveis da sociedade. Ter atitudes de solidariedade sempre mexeu com o egoísmo e a ganância das pessoas e tornou-se um desafio maior neste tempo dos descartáveis.  

Moisés preocupou-se com esse tema ao orientar o povo de Deus. Ele destacou que a solidariedade nos desafia a ver o outro a partir dos olhos de Deus, o criador e protetor de todos nós. Por meio de Moisés, Deus disse: “Não explore, nem roube os outros. Não segure até o dia seguinte o pagamento do trabalhador diarista. Não amaldiçoe um surdo, nem ponha na frente de um cego alguma coisa que o faça tropeçar. Tenha respeito para comigo, o seu Deus. Eu sou o Senhor” (Lv 19.13-14).   

O desafio da solidariedade está nestas palavras: “Ame os outros como você ama a você mesmo” (Lv 19.18). O próprio Salvador usou esse texto bíblico do livro de Levítico como o princípio fundamental de convivência, particularmente na hora de lidar com os conflitos nos relacionamentos. Jesus, porém, aprofundou esse mandamento até as últimas consequências para nos trazer de volta ao Pai celeste. Ele afirmou: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34). 

Somos desafiados ao exercício da solidariedade. A exploração atinge com mais força as pessoas pobres e marginalizadas. Amar não é apenas querer bem o próximo, mas aliviar as suas pesadas cargas e amparar as pessoas necessitadas. 

Oremos: Pai celeste, o mundo explora as pessoas em situação de vulnerabilidade. Dá-nos olhos e corações solidários para ver as suas necessidades e estender a nossa ajuda. Por Jesus Cristo. Amém.