Publicado em: 12 de maio de 2017
Será que eu posso ser batizado?

Para: Sexta-feira, 12 de maio de 2017

Texto: Atos 8.35-40

“Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse: — Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado?” (At 8.36).

A explicação da Palavra de Deus gerou uma transformação no coração do eunuco, que completamente convencido do amor de Deus através de Jesus Cristo, diz a Filipe: “Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado?” (At 8.36).

Ao fazer essa pergunta ele está expondo seus medos, angústias e aflições, pois ele era privado de muitas situações sociais, inclusive de adorar a Deus e de fazer parte do seu povo. Contudo, a partir da transformação que o Espírito Santo gerou em seu coração, e da conversa sobre a Palavra de Deus que teve com Filipe, ele já é filho de Deus, e agora deseja receber o batismo.

Mas será possível a um eunuco e estrangeiro? Sim! Nada impede que ele seja batizado. Pelo contrário, o batismo é motivo de grande alegria. É a confirmação da transformação que Deus criou em sua vida. O batismo é para aquele homem o selo da salvação.

Não há dúvidas de que o Espírito Santo “mexe” com o ser humano e transforma seu coração. Foi assim que aconteceu com o eunuco, que não somente foi convertido pelo Espírito, mas também foi batizado, selando assim sua salvação.

Nós também ouvimos a Palavra que liberta, e também recebemos o Espírito que converte. Portanto, essa boa nova de grande alegria inunda nosso coração a fim de vivermos repletos de júbilo neste mundo, cheios de alegria pela salvação que Deus selou em nossa vida. E em resposta ao seu amor, e à sua obra em nossa vida, vivamos em obediência e dedicação alegre a Deus, assim como o eunuco demonstrou após sua transformação e batismo.

Oremos: Senhor, obrigado por transformares nossa vida através da tua Palavra e sepultares nosso pecado através do batismo. Permite que, lavados e purificados por ti, possamos te servir alegremente. Amém.