Publicado em: 04 de setembro de 2023
Ser como criança

Para: segunda-feira, 04 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 18.1-5 

“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu.” (Mt 18.3) 

Em geral gostamos de nos sentir importantes e, se possível, ser os mais importantes do grupo. Isso se aplica à escola, ao trabalho, e até às religiões e igrejas, e muitas vezes leva a disputas, conflitos e até violência. 

Um dia, quando os discípulos perguntaram quem era o mais importante no Reino do Céu, Jesus pegou uma criança e disse: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu” (Mt 18.3). O que Jesus quis dizer com isso? Será que, como pensam alguns, devemos ser inocentes e puros como as crianças? Não, porque apesar de não terem a malícia e a maldade dos adultos, a Palavra de Deus diz que as crianças não são inocentes diante de Deus, pois já nascem com o pecado, que é como uma doença que todos nós herdamos de nossos antepassados e que nos deixa fora do Reino do Céu e longe de Deus. 

O que é então ser como uma criança? Ser como as crianças significa sermos humildes, confiantes e dependentes como elas são. Vemos isso na confiança delas em seus pais e em como elas, até certa idade, dependem deles em tudo: para comer, beber, se limpar e vestir, para aprender a andar, falar e assim por diante. 

Quando nos ensina a sermos como crianças, Jesus quer dizer que, entre nós, ninguém deve se achar melhor do que o outro ou brigar para ser o mais importante, pois cada um sabe que é pecador e que depende totalmente do perdão de Deus, e precisa sempre do amor desse Pai, assim como a criança depende completamente do amor de seus pais para viver. Esse Pai entregou o único que foi verdadeiramente puro e inocente, seu Filho Jesus, para morrer na cruz e assim nos fazer entrar no seu reino, como seus filhos queridos. 

 Oremos: Senhor Deus, ajuda-nos a sempre sermos como crianças, confiando e dependendo totalmente do teu amor dado a nós no salvador Jesus. Amém.