Publicado em: 26 de junho de 2020
Se tiver que ceder, que seja eu 

Para: sexta-feira, 26 de junho de 2020
Texto: Lamentações 3.28-33  

“Quando somos ofendidos, não devemos reagir, mas sim suportar todos os insultos. (Lm 3.30) 

Há situações na vida nas quais enfrentamos conflitos de ideias e de ações. Isso acontece na família, no trabalho, na igreja, nas amizades e em todos os nossos relacionamentos. Quando o conflito acontece e chega o momento do impasse, quem irá ceder? Você tem a disposição para ceder, para evitar o conflito, por amor? Ou você é irredutível, enfrenta tudo e todos, mesmo que o preço seja alto? Como você lida com esses impasses? 

O conselho que ouvimos no livro de Lamentações é complicado de ser aplicado, porém é muito necessário: “Quando somos ofendidos, não devemos reagir, mas sim suportar todos os insultos” (Lm 3.30). A Palavra de Deus revela que o ser humano entrou em conflito com Deus quando desobedeceu à sua ordem e caiu em pecado. A partir desse momento, ele se afastou do Criador, que é o princípio de tudo e a fonte da verdade, e buscou em si forças para tentar resolver os seus próprios problemas. Por causa do orgulho, nunca voltaríamos para Deus, nunca cederíamos. Contudo, alguém tinha que ceder. Incrivelmente, foi ele, Deus, quem cedeu. Mesmo não precisando, foi Deus quem cedeu e pagou o preço doloroso para nos trazer para perto de si. O preço não foi baixo: a vida do seu próprio Filho, Jesus Cristo, que foi maltratado e condenado por aqueles que estavam errados. 

Vamos precisar de muita coragem e de um conhecimento profundo da Palavra de Deus para saber usar a liberdade que recebemos em amor. Se Deus nos pede para amá-lo com todo o nosso coração, entendimento e com toda a nossa alma, e que amemos o próximo como amamos a nós mesmos, Deus está nos dando liberdade para que possamos colocar esse amor em prática. Não é fácil ceder, mas se tiver que ceder, que seja eu! A vida eterna do meu próximo é muito mais importante do que vencer uma discussão.  

Oremos: Senhor, coloca em meu coração a humildade de ceder nos momentos certos e suportar os insultos por amor ao próximo. Em nome de Jesus. Amém.