Publicado em: 24 de agosto de 2021
Satisfeitos 

Para: terça-feira, 24 de agosto de 2021
Texto: Hebreus 13.1-9 

“Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm.” (Hb 13.5)

No final do mês é comum que o dinheiro fique bem “curto”. Tentamos sobreviver até o próximo dia do pagamento. Quando a grana acaba, muitos recorrem ao limite do cartão, ao cheque especial ou aos empréstimos consignados. Há muitos desafios para a administração financeira e muitas vezes temos falhado, o que faz a dívida aumentar e, com ela, as dores de cabeça e a insatisfação. 

O amor ao dinheiro, a avareza, não é um mal que atinge apenas pessoas ricas. Ela ataca os que correm atrás de dinheiro o tempo todo. Aqueles que trabalham sem parar, não respeitando os limites do corpo e o cuidado com a família. Os que precisam saciar a sanha consumista, sem saber dizer não às próprias vontades. Os que desrespeitam o orçamento pessoal ou familiar para ostentar aquilo que não são. Os que infringem a lei para auferir lucro ilegal. Quando a nossa esperança e alegria se baseiam apenas nos bens que temos e no saldo de que dispomos, não há como ficarmos satisfeitos. 

“Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm” (Hb 13.5), aconselha Deus. Enxergar e contar as bênçãos que temos, mesmo em tempos de escassez, é um exercício de fé que nos liberta da ilusão de que o dinheiro é que vai trazer felicidade e da obsessão de sempre nos preocupar em ter mais dele. Afinal, a nossa riqueza não é medida em cifras e moedas: “Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele” (2Co 8.9).  

O saldo no banco pode estar no vermelho e a carteira vazia, mas, para o coração que recebe o amor de Jesus, há bênção e satisfação em abundância! 

Oremos: Senhor, agradeço pelas bênçãos que recebo de ti. Abre os meus olhos para que eu possa enxergá-las e contá-las. Dá-me autocontrole para melhor administrar a minha vida financeira. Amém.