Publicado em: 24 de agosto de 2020
Sangue e suborno 

Para: segunda-feira, 24 de agosto de 2020
Texto: Provérbios 17.8-15  

Alguns pensam que, com dinheiro, podem comprar qualquer pessoa; acham que o suborno é uma coisa mágica. (Pv 17.8) 

Infelizmente convivemos com a prática do suborno e da corrupção. Essa triste prática pode ser vista no dinheiro que é oferecido para que o guarda de trânsito não aplique uma multa, na vantagem financeira que é oferecida em troca de algum privilégio ou até mesmo na compra ilegal de votos. 

Suborno e corrupção já existiam nos tempos bíblicos. A própria Bíblia registra essas atitudes e nos dá recomendações para uma vida ética e cristã. Em Provérbios 17.8, a Palavra de Deus nos orienta dizendo que “alguns pensam que, com dinheiro, podem comprar qualquer pessoa; acham que o suborno é uma coisa mágica”. 

Quão triste é viver sob a ética distorcida de que todos têm um preço! Essa não é a vontade de Deus para nossa vida. A prática do suborno pode fazer ruir todo o bem-estar e a paz de uma sociedade instituída por Deus. 

E se alguém nos falasse que é possível comprar uma pessoa, não com dinheiro, mas com sangue? A Bíblia nos revela Jesus Cristo como o verdadeiro Deus que nos comprou, nos resgatou com seu precioso sangue. Ele foi morto na cruz, derramou seu sangue pelos nossos pecados e após o terceiro dia foi ressuscitado dentre os mortos. Ele é Deus Salvador! 

Que confortador é saber que fomos comprados pelo sangue de Jesus e que, por isso, pertencemos completamente a Deus, com nossos sonhos, com nossas alegrias, tristezas, e também com nossas culpas, pois todas elas já foram perdoadas por Cristo. Esse perdão do Salvador nos garante a vida eterna. 

Suborno não é mágica! Suborno é um câncer que destrói a sociedade! Enquanto não estivermos no céu, vivamos a ética cristã, fugindo de qualquer forma de suborno e corrupção.  

Oremos: Senhor, agradecemos por teres nos comprado por meio do teu Filho Jesus. Ensina-nos a sermos éticos, fugindo do suborno. Amém.