Publicado em: 08 de outubro de 2018
Recomendações e ordens severas

Para: Segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: 2 Timóteo 2.14-19

“Recomende essas coisas aos que você dirige e ordene severamente, na presença de Deus, que não briguem por causa de palavras. Brigar não é bom, pois somente prejudica os que estão presentes.” (2Tm 2.14)

Será que existe diferença entre uma recomendação e uma ordem severa? Será que a primeira é uma coisa boa e a segunda uma coisa ruim, agressiva, impositiva? O apóstolo Paulo orienta o seu filho na fé, Timóteo, a dar recomendações e também a dar ordens severas: “Recomende essas coisas aos que você dirige e ordene severamente, na presença de Deus, que não briguem por causa de palavras. Brigar não é bom, pois somente prejudica os que estão presentes” (2Tm 2.14).

Será que Paulo estava de mau humor ou será que ele não gostava muito das pessoas a quem Timóteo deveria levar o recado? Nada disso. Paulo amava muito as pessoas. Paulo queria o bem das pessoas. Por isso ele é bem claro e até forte em sua orientação para Timóteo. Quem ama cuida. Quem ama, às vezes, precisa falar mais asperamente quando a situação exige.

Nesta semana quando comemoramos o Dia das Crianças é importante relembrar para crianças e adultos que o amor e o cuidado exigem muitas vezes até palavras mais firmes. O recado do apóstolo Paulo é para não haver brigas. E essa não é uma simples ordem. Essa é uma recomendação de amor porque brigar não faz bem para ninguém. Brigar prejudica a todos. Notamos claramente que o objetivo da ordem severa é o bem dos que ouvem as recomendações.

Assim é a Palavra de Deus. Assim é Deus. Quando ele nos fala, é para o nosso bem. Deus ama, e ama muito. Ama tanto que nos deu seu Filho, Jesus Cristo, como prova de amor. E Jesus se revela em palavras e gestos, como nosso melhor amigo, fazendo o que ninguém mais poderia fazer. Ele morreu por você e por mim. Ele ressuscitou por nós. Agora, ouvimos as recomendações de amor, e amamos.

Oremos: Querido Deus, obrigado por tuas recomendações e palavras tão importantes que são para o nosso bem. Obrigado pelo presente maior, o Salvador Jesus Cristo, nosso amigo. Amém.