Publicado em: 15 de setembro de 2020
Quem pode julgar? 

Para: terça-feira, 15 de setembro de 2020
Texto: Tiago 4.11-17  

“Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros? (Tg 4.12) 

Você já se percebeu observando as pessoas? A forma de caminhar, o jeito de falar, as manias? Nessas observações superficiais, tendemos a avaliar as pessoas e logo emitir um parecer, bom ou mau. Infelizmente, por vezes, tendemos a falar mal e julgar por falta de conhecimento da história e da vida da pessoa. O nosso olhar para o outro, dessa forma, é muito limitado. Somente Deus conhece perfeitamente o ser humano. 

A Palavra de Deus nos ensina: “Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?” (Tg 4.12). O nosso Deus estabeleceu todas as coisas com perfeição, mas infelizmente o ser humano quebrou a lei de Deus e agora não consegue cumpri-la, mas exige isso do outro. Tendemos a olhar o cisco no olho do outro sem reconhecer os enormes problemas que temos diante da lei de Deus. Precisamos de atenção e cuidado para não querermos julgar a lei de Deus e sermos condenados. 

Deus nos orienta a ter uma vida bonita, valorizando os dons das pessoas. E, praticando a bondade, testemunhamos sobre quem nós somos: filhos e filhas de Deus, seres amados que, mesmo sendo imperfeitos, são acolhidos pela graça de Deus em Jesus Cristo. Quando desfrutamos do amor de Cristo, acolhemos e amparamos o outro da forma que é, reconhecendo que somente o nosso Deus tem poder de transformar e salvar. 

Somente Deus pode julgar. Nós temos o privilégio de sermos amados e podermos amar as pessoas com a força de Cristo. Vivamos com este hábito: olhar para as pessoas sabendo que elas também precisam de Cristo e de seu amor. 

Oremos: Obrigado, Pai celestial, por teu grande amor que nos faz desfrutar e viver a lei do amor. Ajuda-nos a olhar para as pessoas como tu olhas para cada um de nós. Por Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.