Publicado em: 21 de março de 2020
Qual é o meu lugar no mundo? 

Para: sábado, 21 de março de 2020
Texto: Efésios 2.1-10  

Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós. (Ef 2.10)  

Qual é o meu lugar no mundo? Qual é o meu propósito de vida? Qual é a minha missão? Essas perguntas existenciais são respondidas pelo apóstolo Paulo em apenas um versículo: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Ef 2.10). 

Em primeiro lugar o apóstolo Paulo aponta para nossa origem: somos uma obra da criação de Deus. Ele nos criou com os mais diversos dons e vocações, alguns em desenvolvimento, outros vão surgindo conforme cada fase da vida, e assim acontece com cada pessoa. Essa é a grande bênção pela qual Deus preserva a humanidade também com a diversidade da sua criação. Já imaginou se todos tivessem apenas uma vocação? Certamente este mundo seria monótono e não haveria como se sustentar.Mas, em seguida, esse versículo afirma que, pela fé, nós estamos unidos a Cristo Jesus. Essa fé é o maior presente que recebemos do Espírito Santo. Esse dom não apenas nos garante a vida eterna, como também nos capacita a realizar boas obras, a ter uma vida agradável a Deus, a amar e perdoar o próximo assim como Jesus nos amou e nos perdoou primeiro. Lembre-se de que “a fé sem obras é morta” (Tg 2.26). 

E quando, afinal, nós podemos fazer boas obras? A última palavra da primeira parte do versículo nos dá a dica: Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora”. Ou seja, você não precisa achar que irá fazer algo ou será alguém no futuro. Use a sua vocação e dons hoje, agora, na sua família, na sua cidade, no seu trabalho, na sua escola, na sua igreja, enfim, no lugar onde Deus colocou você, pois foi Deus quem fez você e o que você é agora. 

 

Oremos: Querido Deus, agradeço-te por tantos dons e vocações que tu me concedeste. Acima de tudo pelo dom da fé em Jesus. Ajuda-me a ser um bom administrador dessas bênçãos e testemunha do teu amor por mim. Amém.