Publicado em: 24 de março de 2020
Promessa: aproveitada ou desperdiçada? 

Para: terça-feira, 24 de março de 2020
Texto: Hebreus 4.1-3

Nós, os que cremos, recebemos o descanso prometido por Deus, como ele mesmo disse. (Hb 4.3)  

Muitas vezes a promessa nos negócios vem acompanhada de contratos bem ajustados e assinados. Outras vezes a própria promessa basta, pois é como uma dívida. A expressão “no fio do bigode” existia antes do lacre ou da assinatura. Essa expressão vinha do fato de se dar, como garantia do negócio, um fio da própria barba, retirado em geral do bigode. A palavra valia tanto quanto um fio do bigode. 

O livro de Hebreus é uma verdadeira coleção de histórias do Antigo Testamento, mostrando com detalhes o que resume o começo do capítulo 4: Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou. Todas as idas e vindas do povo de Israel mostram que Deus sempre se manteve fiel nas suas promessas. Mesmo quando o plano original ia por água abaixo, o Senhor se encarregava de armar um plano B e resgatar os seus amados filhos. Esse Deus amoroso, a quem salvação de todos nós teve um alto preço por meio de Jesus na cruz, quer nos dar esse descanso. Ele escreve por meio dos autores bíblicos que todos podemos receber o descanso. Isso é como quando se ganha um presente: o presente está pronto e o recebemos com o coração agradecido. Mas o autor da carta aos Hebreus mostra uma triste realidade de pessoas que rejeitaram o presente: “Elas (as pessoas) ouviram a mensagem, porém ela não lhes fez nenhum bem porque, quando a ouviram, não a receberam com fé (Hb 4.2).  

Por isso, Deus continua vindo até nós, reforçando a nossa fé com o alimento da sua Palavra de Deus. Ele quer que também nós confessemos: “Nós, os que cremos, recebemos o descanso prometido por Deus, como ele mesmo disse” (Hb 4.3). 

Oremos: Amado Pai, obrigado por seres fiel. Ajuda-me a aproveitar esta época de quaresma para poder receber com fé a promessa do descanso eterno. Em nome de Jesus, que tornou isso possível. Amém.