Publicado em: 14 de novembro de 2022
Por uma mudança interior 

Para: segunda-feira, 14 de novembro de 2022
Texto: Joel 2.12-17  

“Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” (Jl 2.13) 

​​ Naquele dia, ele começou a quebrar tudo dentro de casa como se isso fosse lhe devolver a paz e resolver todos os problemas. É muito provável que você já tenha visto uma cena dessas passando na televisão, que já tenha presenciado algo parecido, ou ainda, que isso já tenha acontecido com você. Afinal, quebrar tudo ou fazer algo de cabeça quente irá resolver seus problemas? Creio que você concorda que não. Então, quando você tiver algo lhe perturbando, leve em consideração a recomendação de Deus e entenda o que ele sugere ao dizer: “Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração” (Jl 2.13). 

Esse rasgar das roupas era um gesto comum do povo de Deus, no Antigo Testamento, diante do sofrimento. No caso desse texto, o profeta Joel pregou para que o povo de sua época se arrependesse de seus muitos pecados, que não eram poucos. Deus enviou o profeta com a dura notícia de uma catástrofe com gafanhotos que estava por vir e que iria provocar uma destruição total. O resultado seria fome e muita miséria para todas as classes sociais. A ação de Deus tinha como objetivo levar as pessoas a mudarem o seu jeito errado de viver. 

Se você tem pecados que perturbam o seu coração, saiba que Jesus já pagou a sua conta na cruz. A ressurreição dele é a certeza de uma nova chance, de perdão total e para sempre. Rasgar o coração para Deus é o mesmo que se arrepender. E, se ele permitir que algo aconteça na sua vida para abrir os seus olhos e chamar a sua atenção para o arrependimento sincero, entenda que isso é o amor dele por você e pelas pessoas. Pense nisso e mude de dentro para fora. 

Oremos: Deus e Pai de misericórdia e perdão, trabalha o meu interior para que eu sempre me arrependa com sinceridade e esteja pronto para deixar o teu Espírito Santo me aperfeiçoar na fé, na esperança e no amor. Por Jesus. Amém.