Publicado em: 07 de setembro de 2018
Poderia exigir, mas prefiro pedir

Para: Sexta-feira, 07 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Filemom 8-22

“Por isso, como seu irmão em Cristo, eu sei que tenho o direito de exigir o que você deve fazer. Mas o amor que tenho por você me obriga a lhe fazer apenas um pedido.” (Fm 8-9)

No dia da pátria, lembramos que as autoridades procedem de Deus e que é necessário sujeitar-se à autoridade, “não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência” (Rm 13.5). As autoridades seculares não pedem; elas decretam e exigem.

Parece que muitos líderes de igreja transferem esse modelo secular para o seu âmbito de atuação. Alguns deles são bispos monocráticos e autocráticos, cujos pedidos são sempre exigências. Assim, não faria mal, de tempos em tempos, voltar ao modelo do apóstolo Paulo.

Paulo era pastor de muita gente, incluindo Filemom, um homem rico que era dono de escravos. Um dos escravos, chamado Onésimo, longe da casa de seu senhor, entrou em contato com Paulo, que estava preso. Nesse encontro, o escravo Onésimo se tornou cristão. Paulo decidiu mandar Onésimo de volta para Filemom. Como isto era algo que trazia riscos para o escravo, Paulo escreveu a carta a Filemom, intercedendo em favor do escravo Onésimo. Paulo faz uso de vários argumentos, deixando claro que preferia pedir a exigir. Paulo disse: “Eu sei que tenho o direito de exigir o que você deve fazer. Mas o amor me obriga a lhe fazer apenas um pedido” (Fm 8-9).

Paulo não perdeu a sua autoridade, não deixou de ser pastor. Deixou claro que tinha o direito de exigir. Mas o amor cristão o obrigava a fazer apenas um pedido. Este é o modelo de liderança de Paulo. Mas, a rigor, já é o modelo de liderança que encontramos em Jesus. Como Filho de Deus, ele poderia ter vindo para exigir, para pedir. Mas ele veio para dar, e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10.45). Cristo não deixou de ser quem era nem perdeu a soberania. Mas foi assim que ele nos salvou: servindo. E de quebra nos deixou um modelo de liderança, que sempre vale a pena considerar.

Oremos: Jesus, obrigado pelo teu serviço a nosso favor e por nos ensinares a liderança pelo serviço. Em teu nome. Amém.