Publicado em: 15 de março de 2017
PILATOS APARECE PELA PRIMEIRA VEZ

Quarta-feira, 15 de março de 2017

Leia Lucas 13.1-5

“Naquela mesma ocasião algumas pessoas chegaram e começaram a comentar com Jesus como Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus” (Lc 13.1).

            Hoje nós temos o primeiro relato sobre Pôncio Pilatos, o governador militar romano. Jesus está indo para Jerusalém quando recebe a notícia de um evento trágico e recente em Jerusalém. Alguns galileus estavam oferecendo sacrifícios nos pátios do Templo quando soldados de Pilatos entraram e os mataram. Esse acontecimento não é registrado pelos outros evangelistas ou historiadores, e Lucas não descreve a motivação de Pilatos pois ele está mais interessado na reação de Jesus.

            “Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus?” Era isso o que as pessoas estavam pensando naquele dia, e nós, muitas vezes, hoje também tiramos essa mesma conclusão precipitada. Se uma pessoa sofre algo horrível, como um acidente trágico ou uma doença, então Deus deve estar punindo-a por algum pecado oculto. E Jesus nos adverte a não julgarmos pelas aparências.

            Não muito tempo depois, um outro galileu será morto nas mãos de Pôncio Pilatos. As pessoas olharão para Jesus na cruz e chegarão à falsa conclusão de que Deus o está punindo por ter afirmado falsamente que era seu Filho. Mas Jesus é, realmente, o Filho perfeito de Deus. Ele será pregado na cruz e sofrerá o castigo pelos pecados de todas as pessoas, de todos os tempos. Ele fará isso para que Deus dê perdão completo para todos os que se arrependem e creem.

            Jesus continua: “De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.” Todas as pessoas são pecadoras. Somente os que se arrependem e confiam no sacrifício de Jesus em seu lugar irão encontrar salvação e vida eterna.

Oração: Todo-Poderoso Deus, ensina-me a não julgar o que tu sentes sobre mim ou qualquer pessoa meramente pelas aparências e circunstâncias. Ao invés disso, faze-me viver pela fé em Jesus Cristo, meu Senhor. Eu oro em nome dele. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.